Licenciatura em Pedagogia

Curso autorizado pela portaria SERES/MEC Nº 501 de 29 de Outubro de 2019

Sobre a Pedagogia

Pedagogia é um termo de origem grega, sendo derivado dos radicais paidós – que significa criança - e agogé – que significa condução. Sua origem fica, assim, grafada como uma condução da criança. Entretanto, ao longo da história ocidental, com a tentativa de abarcar o fenômeno em questão, a Pedagogia constituiu-se como saber específico, análoga à educação, de crianças à adultos. 

Ganhando status de ciência do ensino, a prática educativa caracteriza-se como prática social indissociável de sua teorização. Desse modo, o pedagogo tem, no seu campo de atuação, uma função investigativa, reflexiva e instrutiva. Denomina-se como pedagogo, no Brasil, o profissional diplomado no curso de Pedagogia. Graduação reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) como do tipo Licenciatura.

Sobre o curso de Pedagogia

Devido a sua complexidade, a Pedagogia engloba disciplinas de diversas áreas do saber, como Letramento, Educação em Direitos Humanos, Sociologia, Psicologia, Antropologia Cultural, Didática e outras. Disciplinas as quais são reunidas em três grupos, o de disciplinas filosóficas, científicas e técnico-pedagógicas.

As disciplinas de estratégias pedagógicas, por exemplo, têm como método o implemento de técnicas que apoiam a transmissão de conhecimento; a integração, a motivação e o incentivo de alunos, orientando-se para a relação social que passa a ser uma condição para a aprendizagem. Além disso, essa base disciplinar oferece recursos que orientam os educadores na criação de canais dialógicos, com o objetivo de captar o outro, dispor-se a pensar com o outro para fazer gerar significações de aprendizagem.

Principais atividades do Pedagogo no Mercado de Trabalho

Conforme, a matriz horário-curricular do curso de Pedagogia estipulada pelo MEC, o curso confere ao pedagogo as habilitações em educação infantil, fundamental, médio e superior. Além disso, o pedagogo pode também atuar em: 

  • Assessoria educacional;
  • Coordenação educacional;
  • Gestão escolar;
  • Orientação pedagógica;
  • Pedagogia social;
  • Supervisão educacional;
  • Pesquisa;
  • Lecionamento de disciplinas do Ensino Fundamental e Médio.
  • Pedagogia coorporativa, em espaços não escolares, de educação não-formal, elaborando, juntamente com o pessoal de recursos humanos, projetos de desenvolvimento social, educação corporativa e formação continuada. 

Onde os pedagogos podem atuar:

  • Escolas e instituições de ensino públicas e privadas
  • Empresas e indústrias de diferentes portes (principalmente nos departamentos de Recursos Humanos, Treinamento e Desenvolvimento)
  • Assessorias especializadas
  • Editoras de livros didáticos
  • Organizações não-governamentais
  • Hospitais
  • Educação a distância 

De forma geral, a dimensão pedagógica tem o intuito de formar cidadãos, desenvolver valores e competências necessários à interação do indivíduo, seu projeto individual ao projeto da sociedade em que está inserido. O aprimoramento do educando, no que se refere a formação ética e ao pensamento crítico, é outra característica da prática pedagógica, além de, claro, a capacitação desse para sua autonomia intelectual. O processo de ensino-aprendizagem é pensado a partir de significações que o educador faz enlaçando seu mundo, o mundo de seu aluno e o próprio conhecimento.

Cabe também ao educador a preparação e a orientação básica do indivíduo para o mundo do trabalho, com competência, visando aprimoramento profissional, mesmo com as mudanças características do mundo hodierno. Além da promoção do desenvolvimento das competências para que o indivíduo continue aprendendo de forma autônoma e crítica em níveis mais complexos de estudo.

Por que estudar pedagogia na Sensu?

O curso de Pedagogia da Faculdade Sensu se dá na modalidade de ensino à distância (EAD). A matriz curricular é assentada em princípios teóricos e metodológicos filosófico-científicos e técnico-pedagógicos, de modo a entrelaçá-los, capacitando o estudante a uma leitura crítica da educação brasileira. A aulas são pensadas com base nas problemáticas atuais, de modo a envolver todo o processo educativo em suas variadas formas. Aproximando, assim, o aluno das práticas sociais e do mercado de trabalho. 

O que são cursos na modalidade EAD?

Com o crescimento e aperfeiçoamento das novas tecnologias, o Ensino à Distância (EAD) surgiu como uma nova modalidade de estudo que se faz mais viável e mais acessível do que a forma de ensino tradicional. Os horários de estudo são flexíveis e a mensalidade sai muito mais em conta. Desta forma, você tem bastante autonomia para fazer seu horário e em uma formação com o mesmo rigor de ensino do que as presenciais. Como o curso é à distância, a relação ensino-aprendizagem é mediada pela ferramenta online AVASENSU, disponibilizada pela Instituição.

Com o EAD, você pode estudar e conquistar melhores posições no mercado de trabalho! 

Diferenciais da Faculdade SENSU

  • Projeto pedagógico moderno e humanizado;
  • Quadro de professores com vasta experiência profissional e acadêmica;
  • Valor das mensalidades com descontos especiais até o final do curso. 

Documentação necessária para Matrícula

No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria da instituição:

  • Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
  • 1 (uma) foto 3 x 4 recente.

1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:

  • Histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
  • Certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Cédula de identidade (com emissão de até 10 anos);
  • Título de eleitor;
  • Prova de quitação do serviço militar;
  • Cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, dos pais (ou responsável);
  • Comprovante de residência atualizado (últimos três meses).

Legislação educacional no Brasil


Matriz curricular

Clique para conferir a portaria do MEC



A Faculdade SENSU (FAS) oferece a oportunidade para você ingressar numa graduação sem necessidade de vestibular e mais, alunos transferidos de outra instituição ganham descontos especiais (60%) nas mensalidades até o final do curso.



Bacharelado em Direito

C
urso Autorizado pela portaria MEC 80/19 com nota 4,0 numa escala de 1 a 5

Sobre o Curso de Direito

O Direito é a ciência que tem como objeto as leis que regulam as relações sociais de uma nação. O meio para tal fim é o estudo dos processos inerentes a criação dessas leis e as suas aplicações, de modo a organizar as relações interpessoais dos indivíduos e grupos que compõem um país.

Portanto, também fazem parte da formação necessária do bacharelado em Direito, que tem duração de 5 anos, o estudo da Sociologia, Antropologia, Economia, Psicologia, dentre outras ciências.

Vários cargos da burocracia estatal são exclusivos para Bacharéis em Direito como: Juízes, Promotores, Delegados de Polícia, dentre outros. Mas, para exercer a profissão de advogado privado ou público, procuradores que advogam em nome dos entes federativos, assim como para ser classificado em alguns concursos, o Bacharel em Direito, além de obter sua diplomação por circunstância de conclusão do Curso de Direito em instituição reconhecida pelo MEC, precisa realizar e ser admitido na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O curso de direito é sempre um dos mais procurados nos vestibulares. Um dos motivos é a formação erudita e multidisciplinar capaz de proporcionar ao aluno uma experiência sólida e profunda em diversos ramos das Ciências Humanas. Tal formação permite aos profissionais alcançar bons salários na esfera estatal, assim como no âmbito privado. Apesar da quantidade de bacharéis em Direito que se formam todo ano no Brasil, a demanda é intensa.

Principais atividades do Bacharel em Direito e o Mercado de Trabalho

Após obter a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, o Bacharel em Direito poderá atuar como profissional liberal ou advogado exercendo as seguintes funções:

  • Prestação de consultoria e/ou assessoria jurídica a pessoas físicas e/ou jurídicas nas diversas áreas do Direito;
  • Como advogado na representação processual das partes em litígio ou mediador para a solução de conflitos judiciais nos mais diversos tipos de procedimentos (cíveis, criminais, trabalhistas, etc.);
  • Como advogado na representação de pessoas físicas e/ou jurídicas em processos administrativos perante os mais diversos órgãos públicos e instituições privadas.

Na esfera estatal, o Bacharel em Direito aprovado em exame da Ordem pode assumir cargos em inúmeras carreiras como: Procurador do Estado, da União e da Fazenda Nacional ou de Municípios. Poderá exercer a advocacia como profissional liberal, trabalhando em escritórios particulares de advocacia ou como assessor, consultor ou advogado, empregado em departamentos jurídicos de empresas privadas em geral, associações, sindicatos organismos não governamentais e outras espécies de sociedades, comerciais ou não.

Já o Bacharel em Direito com ou sem o exame da Ordem, entretanto, com um mínimo de atividade jurídica, pode atuar como promotor de justiça, defensor público, delegado de polícia, investigador, oficial da polícia militar, auditor, professor ou tutor etc. O bacharel também pode buscar uma carreira jurídica pública, por meio de concursos - nesse caso, podem tornar-se delegado de polícia, ingressar na Magistratura, no Ministério Público ou em outras atividades e funções públicas.

Diferenciais da Faculdade SENSU

  • Localização privilegiada, no Centro de Goiânia, próxima aos principais eixos de mobilidade da capital;
  • Projeto pedagógico moderno e humanizado;
  • Quadro de professores com vasta experiência profissional e acadêmica;
  • Instalações físicas planejadas para melhor atender os alunos;
  • Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) com estrutura diferenciada composta por: um Auditório de Tribunal do Júri; sala para audiências de conciliação; uma sala para audiências de mediação; salas para audiências de instrução e julgamento; Cartório de processos simulados; Escritório Modelo com recepção e gabinetes reservados para atendimento à população.
  • Além disso, para realizarmos atividades prática dos alunos, a partir do 5º período do curso, o NPJ da Faculdade SENSU manterá convênios com o Tribunal da Justiça de Goiás e com o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região;
  • Valor das mensalidades com descontos especiais até o final do curso.

Ênfase do Curso

O Curso de Direito da Faculdade SENSU foi concebido para formar profissionais com sólidos conhecimentos técnicos e visão humanista. Além de todo o acervo de conteúdos obrigatórios exigidos pelo MEC, os egressos do curso de Direito da Faculdade SENSU são preparados para atuar com uma visão em Direitos Humanos diferenciada. O que se dá por meio de uma matriz curricular de vanguarda que oferece ao aluno o que há de mais moderno e atual no mundo jurídico.

Por isso, as aulas são especialmente planejadas para alinhar os conceitos teóricos a uma atuação prática jurídica atual. Além disso, as atividades desenvolvidas no Núcleo de Prática Jurídica permitem o domínio das rotinas profissionais, assim como proporcionam ao aluno a experiência indispensável ao exercício de todas as carreiras jurídicas.

Com esses diferenciais, os profissionais formados pela Faculdade SENSU atuarão com segurança, valendo-se da sua sólida formação teórica e da experimentação e aplicação prática, abordadas nos estágios, pelas quais conseguirão excelentes resultados tanto na advocacia privada quanto nas carreiras públicas mais importantes.

Documentação necessária para Matrícula

No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria da instituição:

  • Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
  • 1 (uma) foto 3 x 4 recente.

1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:

  • Histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
  • Certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Cédula de identidade (com emissão de até 10 anos);
  • Título de eleitor;
  • Prova de quitação do serviço militar;
  • Cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, dos pais (ou responsável);
  • Comprovante de residência atualizado (últimos três meses).

Matriz curricular


Clique para conferir a portaria do MEC




Subcategorias

Localização