Tecnólogo em Segurança Pública

Curso autorizado por meio da Portaria MEC 164 de 12/03/2018 publicada em 13/03/2018.

Sobre o Curso de Segurança Pública
O curso superior de tecnologia em Segurança Pública tem como objeto de estudo uma das três maiores demandas sociais, que é a própria questão da Segurança Pública. Esse curso, que tem duração de dois anos, divididos em 4 períodos, forma profissionais para atuação nos setores público e privado. Profissionais capazes de planejar, implementar e gerir ações visando a promoção do usufruto de direitos e o cumprimento de deveres.

Outros fundamentos trabalhados no curso envolvem o estudo da legislação, análise de riscos, novas tecnologias, segurança da informação, mediação de conflitos, liderança, empreendedorismo, trabalho em equipe, dentre outros.

Nossa Metodologia de Ensino
Nossos professores utilizam, em suas aulas, as mais atuais práticas pedagógicas que proporcionam ao aluno uma experiência prazerosa em aprender. Os conteúdos são ministrados de modo que possam ter significados práticos e possam ser aplicáveis com uma perspectiva humanística, voltada para o mercado de trabalho.

Disponibilizamos uma infraestrutura física e tecnológica, de excelência, para que nosso aluno tenha todas as condições necessárias para se desenvolver. Aliamos a isso a utilização de metodologias ativas que estimulam os alunos a aprender fazendo.

Mercado de Trabalho
O Tecnólogo em Segurança Pública pode trabalhar como estrategista junto às forças governamentais de segurança: Forças Armadas; Polícias: Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar, Técnico-Científica, Agências Prisionais, Bombeiro Militar, Guardas Municipais e Defesa Civil. Além disso, o tecnólogo pode atuar em áreas de pesquisa e como consultor de segurança no que se refere à captação de recursos e de sua gestão a fim de desenvolver políticas para a administração de conflitos sociais e de boa convivência.

Com a ascensão ao nome da Segurança Pública junto ao Ministério da Justiça, espera-se que exista uma atenção maior a área, possibilitando mudanças no cenário atual do país. A promessa é de destinação de recursos específicos que serão objeto de contratos de gestores aos estados. O objetivo principal é de aumentar os efetivos policiais, equipá-los e otimizar a gestão dos recursos da pasta.

São grandes as expectativas de melhoria para o setor e, consequentemente, o mercado se abre para novos profissionais com formação diferenciada e, por isso, aptos a assumir as demandas dos cargos públicos como agentes de segurança pública. Profissionais também aptos à gestão como consultor técnico dessa pasta, assim como na iniciativa privada.

Documentação necessária
No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria da instituição:
• Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais devidamente assinados;
• 1 (uma) foto 3x4 recente.

1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:

   • Histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
   • Certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
   • Certidão de nascimento ou casamento;
   • Cédula do RG (Registro Geral); com emissão de até 10 anos;
   • Título de eleitor;
   • Prova de quitação do serviço militar;
   • Cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, dos pais (ou responsável);
   • Comprovante de residência atualizado.


Matriz curricular


Clique para conferir a portaria do MEC



Localização