Educação Sistêmica

Sobre a Educação Sistêmica

A Educação Sistêmica é uma abordagem dentro do campo da educação que traz reflexões profundas na forma de pensar a área, implicando em modificações no sistema educacional. A Educação Sistêmica busca uma mudança de postura diante das realidades da sociedade.

Um grande desafio para os educadores é atuar na relação de ensino-aprendizagem compreendendo o que influencia o espaço escolar e o comportamento dos estudantes. A Educação Sistêmica tem em sua base a compreensão de sistemas para apreender esse desafio.

O aluno, sozinho, nunca é o problema, nem o professor. Deve-se estruturar, identificar, analisar as redes advindas do relacionamento do aluno, em questão, na família, na escola, na sociedade. Para que se possa elaborar intervenções que, de fato, tragam soluções às situações vivenciadas em sala de aula. Assim, a aplicação da intervenção não se dá só no que se refere ao espaço escolar, e sim na relação família-aluno-escola.

Desse modo, a Educação Sistêmica trabalha o desenvolvimento de crianças, pais, professores, por exemplo, de uma forma diferente. Esse modelo psicopedagógico entende que a melhoria nas relações entre crianças, famílias, escolas e professores é fundamental para o crescimento de todos. A Educação Sistêmica busca, então, identificar as razões para problemas e dificuldades apresentados pelos mais novos nos seus círculos de relação social e familiar.

Desse modo, a Educação sistêmica proporciona uma compreensão dos sistemas complexos que compõem a sociedade. Para isso e em busca de uma aprendizagem mais harmoniosa, holística e integrativa, necessita-se, a par da teoria, de um educador adaptativo, capaz de transformar e ser transformado por seu aluno. Um educador que utilize de ferramentas a comunicação efetiva e afetiva com metodologias ativas.

Nossa pós-graduação em Educação Sistêmica visa construir o arcabouço teórico e técnico de que o aluno necessita para o desenvolvimento de competências essenciais do educador do século XXI. Pretendemos colaborar com a propagação de profissionais altamente preparados para o mercado e disseminar essa nova forma de pensar educação.


Base Comum Curricular (BNCC)

Ao final do nosso curso, o educador terá se apropriado das leis e dos elos sistêmicos para a educação na pós-modernidade, com:

  • competência do educador transformacional;
  • compreensão das novas competências da BNCCe da Educação Integral;
  • apropriação de estratégias pedagógicas sistêmicas;
  • emprego de metodologias ativas;
  • utilização de técnicas de mediação de conflitos;
  • gestão do estresse no contexto educacional.

A Educação Sistêmica é uma abordagem que contribui no aspecto do processo de ensino-aprendizagem, fundamentando-se nas leis sistêmicas de Bert Hellinger. O qual defende o uso de um pensamento sistêmico lógico não linear. Há diversas maneiras, várias possibilidades de ensinar e aprender, desde que se considere os alunos em suas competências cognitivas e socioemocionais.


Formação para o educador no século XXI

Os aspectos do mundo pós-moderno e as relações estabelecidas na evolução familiar instauram-se nos espaços escolares. Com isso, os educadores, diante desse contexto, tornam-se responsáveis para um novo olhar da aprendizagem, considerando todos e cada um dos elementos em seu conjunto e em relação com o meio.

As dificuldades dos alunos não se referem somente aos aspectos cognitivos, mas emocionais, que atrapalham suas aprendizagens. Desse modo, são os vazios e repetições de comportamentos de seu sistema que podem interferir em seus desenvolvimentos.

A abordagem sistêmica considera práticas pedagógicas que colaboram nas percepções das situações que os indivíduos estejam enfrentando e não tem consciência delas. Muitas vezes, um comportamento inadequado é causado por essas situações e não propriamente culpa da pessoa.

A Educação Sistêmica consiste na preparação dos docentes e profissionais da educação para diagnóstico e planejamento de ações pedagógicas por evidências. Um profissional com esse repertório busca soluções e tomadas de decisões valendo-se do conhecimento das causas, das raízes que se fazem presentes nos espaços educacionais.

Um olhar complexo ao processo de Ensino-Aprendizagem

A formação baseada nos princípios sistêmicos permite intervenções na gestão escolar, no trabalho pedagógico e na aprendizagem dos alunos, gerando soluções de conflitos, especialmente, na relação professores e alunos em sala de aula. A consciência dos efeitos dos laços familiares no processo de ensino e aprendizagem traz o incentivo à responsabilidade entre os alunos e aos processos colaborativos.

Quando os professores entendem, aceitam e planejam situações vivenciadas, que envolvam os alunos em suas experiências familiares, observam os alunos mais participativos e com maiores possibilidades de aprender com qualidade.

A educação sistêmica é uma abordagem que contribui no aspecto do processo de ensino-aprendizagem de modo integral e tem como foco o desenvolvimento de competências essenciais para o educador do século XXI.

Diferencias formativos e metodológicos

pós-graduação em Educação Sistêmica, promovida pela Faculdade Sensu, propõe um novo olhar sobre a educação a partir de uma metodologia inovadora e integrada. 

método blended Sensu foi desenvolvido a partir da metodologia ativa de aprendizagem aliada a conteúdo único, selecionado por pesquisadoras e especialistas da educação e da psicologia. 

O aluno terá acesso ao acervo completo da biblioteca virtual sobre a educação sistêmica e a práticas da educação que promovam a construção de competências para o novo profissional da educação de forma sistêmica.

 O aluno aprenderá sistemicamente a atuar no processo de ensino-aprendizagem de forma integral.

Compõe-se de várias oficinas teóricas e práticas da abordagem sistêmica que traz repertórios e ferramentas para excelência dos resultados que atendem as exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).


Público Alvo da Educação Sistêmica

Este curso é para todos os profissionais da educação que objetivam promover a liderança transformacional nos espaços escolares, considerando a sua aplicabilidade na qualidade do ensino e da aprendizagem, contribuindo nas tomadas de decisões individuais e em equipe.

Conteúdos e Disciplinas do Curso

  • Leis Sistêmicas e os elos significativos – 30 h
  • As Leis de ajuda: presença pedagógica e cooperação em sala de aula – 30 h
  • BNCC e o Ensino por Competência – 30 h
  • Educador Transformacional – 30 h
  • Competências Socioemocionais – 30 h
  • Neuroaprendizagem e o comportamento humano – 30 h
  • Gestão de projetos na educação e os itinerários formativos – 30 h
  • Protagonismo Juvenil – 30 h
  • Mediação de conflitos e gestão de stress no contexto educacional – 30 h
  • Projeto de Vida – 30 h
  • Metodologias ativas de aprendizagem – 30 h
  • Metodologia científica – 30 h
  • TOTAL: 360 h


Base Legal
Os cursos de pós-graduação Lato Sensu são modelos de ensino que têm como objetivo interagir com a sociedade, compartilhando conhecimentos e sistematizando conteúdos e práticas profissionais à realidade profissional. São regulamentados pelo MEC em conformidade a resolução CNE nº. 1 de 06 de abril de 2018.

Certificação
Faculdade Sensu – IES autorizada pelo MEC por meio da portaria nº 194, de 7 de março de 2018. (Curso 100% a distância)
 

Documentação necessária para Matrícula

No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria da instituição:

  • Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
  • 1 (uma) foto 3 x 4 recente;
  • 1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:
  • Cópia Autenticado Diploma de Graduação e Histórico de Graduação;
  • Certidão de nascimento ou casamento, averbação de divórcio, certificado militar
  • Cédula de identidade (com emissão de até 10 anos);
  • Título de eleitor;
  • Prova de quitação do serviço militar;
  • Cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, dos pais (ou responsável);
  • Comprovante de residência atualizado (últimos três meses).

 
Coordenadoras do Curso

Dr.ª Elisabeth Lemes

 

Doutora em Psicologia da organização e do trabalho; Mestra em Letras, Literatura e Crítica Literária; Pós-graduada em Literatura da Língua Portuguesa; Graduada em Letras; Coach Sistêmica. Storyteller; Formação em autoconhecimento para Empreendedorismo; Certificada em Positive Experience game: Forças e virtudes e Psicologia positiva; Formadora em desenvolvimento humano e palestrante com temática em Engajamento, Burnout, Inteligência emocional, Competências Socioemocionais e Desempenho no trabalho.

Possui trabalhos publicados em revista acadêmica e revista On-line. Co-autora de livros de análises das obras indicadas para o vestibular no Brasil. Co-autora em livros de Crítica literária, já publicado. Participação como comunicadora oral em congressos nacionais e internacionais de Literatura e Psicologia Organizacional. Assessora de Gestão Pedagógica - AGP. Professora formadora da Superintendência de gestão Pedagógica da Secretaria de Estado de Educação de Goiás - SEE-GO. Professora Formadora do MEC, no PNAIC. Professora conteudista e elaboradora de material didático. Professora de várias disciplinas e cursos no Ensino Superior em faculdades, com foco no desenvolvimento de pessoas para a complexidade.


Dr.ª Maria Tereza Tomé de Godoy



Doutora em Psicologia; Mestre em administração com ênfase em gestão estratégica das organizações; Especialista em gestão de Pessoas e gestão pública; Graduada em administração; Pesquisadora sobre comportamento humano nas organizações com ênfase em competências, liderança, motivação humana, autodeterminação, bem-estar no trabalho, qualidade de vida no trabalho e saúde do trabalhador.

Atua em diagnóstico e análise organizacional; consultoria em gestão de pessoas e gestão estratégica; treinamento, desenvolvimento e capacitação profissional; como docente em cursos de graduação e pós-graduação nas disciplinas de gestão estratégica, gestão pública, gestão de pessoas, liderança e diagnóstico organizacional. Atuação profissional no setor público e privado.


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