Educação Sistêmica – Ensino-Aprendizagem Integral

A Educação Sistêmica é uma abordagem dentro do campo da educação que traz reflexões profundas na forma de pensar a área, implicando em modificações no sistema educacional. A Educação Sistêmica busca uma mudança de postura diante das realidades da sociedade.

Um grande desafio para os educadores é atuar na relação de ensino-aprendizagem compreendendo o que influencia o espaço escolar e o comportamento dos estudantes. A Educação Sistêmica tem em sua base a compreensão de sistemas para apreender esse desafio.

O aluno, sozinho, nunca é o problema, nem o professor. Deve-se estruturar, identificar, analisar as redes advindas do relacionamento do aluno, em questão, na família, na escola, na sociedade. Para que se possa elaborar intervenções que, de fato, tragam soluções às situações vivenciadas em sala de aula. Assim, a aplicação da intervenção não se dá só no que se refere ao espaço escolar, e sim na relação família-aluno-escola.

Sendo assim, a Educação Sistêmica trabalha o desenvolvimento de crianças, pais, professores, por exemplo, de uma forma diferente. Esse modelo psicopedagógico entende que a melhoria nas relações entre crianças, famílias, escolas e professores é fundamental para o crescimento de todos. A Educação Sistêmica busca, então, identificar as razões para problemas e dificuldades apresentados pelos mais novos nos seus círculos de relação social e familiar.

Desse modo, a Educação sistêmica proporciona uma compreensão dos sistemas complexos que compõem a sociedade. Para isso e em busca de uma aprendizagem mais harmoniosa, holística e integrativa, necessita-se, a par da teoria, de um educador adaptativo, capaz de transformar e ser transformado por seu aluno. Um educador que utilize de ferramentas a comunicação efetiva e afetiva com metodologias ativas.

Nossa pós-graduação em Educação Sistêmica visa construir o arcabouço teórico e técnico de que o aluno necessita para o desenvolvimento de competências essenciais do educador do século XXI. Pretendemos colaborar com a propagação de profissionais altamente preparados para o mercado e disseminar essa nova forma de pensar educação.

Saiba mais

Ao final do nosso curso, o educador terá se apropriado das leis e dos elos sistêmicos para a educação na pós-modernidade, com:

  • competência do educador transformacional;
  • compreensão das novas competências da BNCCe da Educação Integral;
  • apropriação de estratégias pedagógicas sistêmicas;
  • emprego de metodologias ativas;
  • utilização de técnicas de mediação de conflitos;
  • gestão do estresse no contexto educacional.

A Educação Sistêmica é uma abordagem que contribui no aspecto do processo de ensino-aprendizagem, fundamentando-se nas leis sistêmicas de Bert Hellinger. O qual defende o uso de um pensamento sistêmico lógico não linear. Há diversas maneiras, várias possibilidades de ensinar e aprender, desde que se considere os alunos em suas competências cognitivas e socioemocionais.

Os aspectos do mundo pós-moderno e as relações estabelecidas na evolução familiar instauram-se nos espaços escolares. Com isso, os educadores, diante desse contexto, tornam-se responsáveis para um novo olhar da aprendizagem, considerando todos e cada um dos elementos em seu conjunto e em relação com o meio.

As dificuldades dos alunos não se referem somente aos aspectos cognitivos, mas emocionais, que atrapalham suas aprendizagens. Desse modo, são os vazios e repetições de comportamentos de seu sistema que podem interferir em seus desenvolvimentos.

A abordagem sistêmica considera práticas pedagógicas que colaboram nas percepções das situações que os indivíduos estejam enfrentando e não tem consciência delas. Muitas vezes, um comportamento inadequado é causado por essas situações e não propriamente culpa da pessoa.

A Educação Sistêmica consiste na preparação dos docentes e profissionais da educação para diagnóstico e planejamento de ações pedagógicas por evidências. Um profissional com esse repertório busca soluções e tomadas de decisões valendo-se do conhecimento das causas, das raízes que se fazem presentes nos espaços educacionais.

Este curso é para todos os profissionais da educação que objetivam promover a liderança transformacional nos espaços escolares, considerando a sua aplicabilidade na qualidade do ensino e da aprendizagem, contribuindo nas tomadas de decisões individuais e em equipe.

  • Promover o desenvolvimento das competências no professor sobre o Ensino por Competência;
  • Formar Educadores Transformacionais para atuarem de forma sistêmica no ensino-aprendizagem;
  • Desenvolver a capacidade de gerenciamento de estresse e de mediação de conflitos no ambiente escolar;
  • Promover o autoconhecimento do educador para atuar mobilizando as virtudes e forças de caráter em favor da qualidade da aprendizagem nos estudantes;
  • Ampliar a percepção das relações sistêmicas que existe em todos nós e em todos os ambientes do convívio humano;
  • Promover e despertar as possibilidades de concentração e comportamento mais positivos em sala de aula;
  • Agregar possibilidades concretas para a harmonia nos relacionamentos interpessoais, entre professores e alunos;
  • Estimular o respeito e reconhecimento ao que cada um traz em si a partir de seu próprio contexto, promovendo experiências onde todos ganham algo: os alunos, os professores, as equipes pedagógicas e a gestão escolar.
  • Demonstrar a capacidade de atuar na promoção do ensino-aprendizagem por competência;
  • Atuar como educador transformacional atuando sistemicamente considerando os elos família, instituição e alunos;
  • Lidar com os conflitos no ambiente escolar, de forma sistêmica, gerenciando efetivamente as relações do ambiente escolar;
  • Atuar mediando processos de conflitos
  • Comunicar de forma eficiente por meio da comunicação não violenta;
  • Atuar junto aos alunos e as equipes de trabalho estimulando o autoconhecimento e mobilizando as virtudes e forças de caráter;
  • Agir com qualidade no processo de ensino-aprendizagem;
  • Assegurar as relações sistêmicas que interferem estrategicamente no comportamento de todos no ambiente escolar;
  • Ser capaz de ensinar a aprender;
  • Atuar com intervenções que promovam a inovação e a adaptabilidade nas equipes e nos alunos;
  • Atuar, na gestão e em sala de aula, por meio das leis sistêmicas de hierarquia, pertencimento e equilíbrio.
  •  
  • A pós-graduação de Educação Sistêmica e o Ensino por Competência, promovida pela Faculdade Sensu, será realizada por meio de metodologias ativas com técnicas sistêmicas de aprendizagem e propõe um novo olhar sobre a gestão e para o papel do líder.
  • Professores da educação básica municipal e estadual tem 50% de desconto.
  • Nossa pós pode ser concluída em 6 meses, mas o conteúdo ficará disponível por 1 ano na plataforma.

No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria da instituição:

  • Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
  • 1 (uma) foto 3 x 4 recente;

 

1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:

  • Cópia Autenticado Diploma de Graduação e Histórico de Graduação;
  • Certidão de nascimento ou casamento, averbação de divórcio, certificado militar
  • Cédula de identidade (com emissão de até 10 anos);
  • Título de eleitor;
  • Prova de quitação do serviço militar;
  • Cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, dos pais (ou responsável);
  • Comprovante de residência atualizado (últimos três meses).

Os cursos de pós-graduação Lato Sensu são modelos de ensino que têm como objetivo interagir com a sociedade, compartilhando conhecimentos e sistematizando conteúdos e práticas profissionais à realidade profissional. São regulamentados pelo MEC em conformidade a resolução CNE nº. 1 de 06 de abril de 2018.

Faculdade Sensu – IES autorizada pelo MEC por meio das portarias:

  • Presencial – Portaria nº 194, de 7 de março de 2018.
  • EaD – Portaria nº 1517, de 29 de agosto de 2019.

Matriz curricular

  • BNCC e o Ensino por Competência (30 horas)
  • Gestão de projetos e os itinerários formativos (30 horas)
  • Protagonismo Juvenil (30 horas)
  • Mediação de conflitos e comunicação não-violenta (CNV) (30 horas)
  • Educador Transformacional (30 horas)
  • Neuroaprendizagem e o comportamento humano (30 horas)
  • Projeto de Vida (30 horas)
  • Psicologia Positiva e intervenções na educação (30 horas)
  • Competências Socioemocionais (30 horas)
  • Metodologias ativas de aprendizagem (30 horas)
  • Educação Sistêmica e integral (30 horas)
  • Estratégias pedagógicas sistêmicas (30 horas)

TOTAL360 h

 

Coordenação

Dr.ª Elisabeth Lemes

Doutora em Psicologia da organização e do trabalho; Mestra em Letras, Literatura e Crítica Literária; Pós-graduada em Literatura da Língua Portuguesa; Graduada em Letras; Coach Sistêmica. Storyteller; Formação em autoconhecimento para Empreendedorismo; Certificada em Positive Experience game: Forças e virtudes e Psicologia positiva; Formadora em desenvolvimento humano e palestrante com temática em Engajamento, Burnout, Inteligência emocional, Competências Socioemocionais e Desempenho no trabalho.

Possui trabalhos publicados em revista acadêmica e revista On-line. Co-autora de livros de análises das obras indicadas para o vestibular no Brasil. Co-autora em livros de Crítica literária, já publicado. Participação como comunicadora oral em congressos nacionais e internacionais de Literatura e Psicologia Organizacional. Assessora de Gestão Pedagógica – AGP. Professora formadora da Superintendência de gestão Pedagógica da Secretaria de Estado de Educação de Goiás – SEE-GO. Professora Formadora do MEC, no PNAIC. Professora conteudista e elaboradora de material didático. Professora de várias disciplinas e cursos no Ensino Superior em faculdades, com foco no desenvolvimento de pessoas para a complexidade.

Dr.ª Maria Tereza Tomé de Godoy

Doutora em Psicologia; Mestre em administração com ênfase em gestão estratégica das organizações; Especialista em gestão de Pessoas e gestão pública; Graduada em administração; Pesquisadora sobre comportamento humano nas organizações com ênfase em competências, liderança, motivação humana, autodeterminação, bem-estar no trabalho, qualidade de vida no trabalho e saúde do trabalhador.

Atua em diagnóstico e análise organizacional; consultoria em gestão de pessoas e gestão estratégica; treinamento, desenvolvimento e capacitação profissional; como docente em cursos de graduação e pós-graduação nas disciplinas de gestão estratégica, gestão pública, gestão de pessoas, liderança e diagnóstico organizacional. Atuação profissional no setor público e privado.