O curso superior de tecnologia em Segurança Pública tem como objeto de estudo uma das três maiores demandas sociais, que é a própria questão da Segurança Pública. Esse curso, que tem duração de dois anos, divididos em 4 períodos, forma profissionais para atuação nos setores público e privado. Profissionais capazes de planejar, implementar e gerir ações visando a promoção do usufruto de direitos e o cumprimento de deveres.
Outros fundamentos trabalhados no curso envolvem o estudo da legislação, análise de riscos, novas tecnologias, segurança da informação, mediação de conflitos, liderança, empreendedorismo, trabalho em equipe, dentre outros.
Saiba mais
O Tecnólogo em Segurança Pública pode trabalhar como estrategista junto às forças governamentais de segurança: Forças Armadas; Polícias: Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar, Técnico-Científica, Agências Prisionais, Bombeiro Militar, Guardas Municipais e Defesa Civil. Além disso, o tecnólogo pode atuar em áreas de pesquisa e como consultor de segurança no que se refere à captação de recursos e de sua gestão a fim de desenvolver políticas para a administração de conflitos sociais e de boa convivência.
Com a ascensão ao nome da Segurança Pública junto ao Ministério da Justiça, espera-se que exista uma atenção maior a área, possibilitando mudanças no cenário atual do país. A promessa é de destinação de recursos específicos que serão objeto de contratos de gestores aos estados. O objetivo principal é de aumentar os efetivos policiais, equipá-los e otimizar a gestão dos recursos da pasta.
São grandes as expectativas de melhoria para o setor e, consequentemente, o mercado se abre para novos profissionais com formação diferenciada e, por isso, aptos a assumir as demandas dos cargos públicos como agentes de segurança pública. Profissionais também aptos à gestão como consultor técnico dessa pasta, assim como na iniciativa privada.
- Projeto pedagógico moderno e humanizado;
- Quadro de professores com vasta experiência profissional e acadêmica;
- Valor das mensalidades com descontos especiais até o final do curso.
Nossos professores utilizam, em suas aulas, as mais atuais práticas pedagógicas que proporcionam ao aluno uma experiência prazerosa em aprender. Os conteúdos são ministrados de modo que possam ter significados práticos e possam ser aplicáveis com uma perspectiva humanística, voltada para o mercado de trabalho.
Disponibilizamos uma infraestrutura física e tecnológica, de excelência, para que nosso aluno tenha todas as condições necessárias para se desenvolver. Aliamos a isso a utilização de metodologias ativas que estimulam os alunos a aprender fazendo.
No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria da instituição:
- Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
- 1 (uma) foto 3 x 4 recente.
1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:
- Histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
- Certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Cédula de identidade (com emissão de até 10 anos);
- Título de eleitor;
- Prova de quitação do serviço militar;
- Cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, dos pais (ou responsável);
- Comprovante de residência atualizado (últimos três meses).
- Curso autorizado por meio da Portaria MEC 164 de 12/03/2018, publicada em 13/03/2018.
- Modalidade EAD autorizada pela Portaria MEC 803 de 04/08/2021, publicada em 06/08/2021.
Matriz curricular
- Teoria Geral de Segurança Pública
- Introdução à Segurança Pública
- Direito Constitucional
- Metodologia do Trabalho Científico
- Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa
- Fundamentos da Contabilidade
- Homem, Cultura e Sociedade
- Modelos de Política Criminal
- Teoria Geral do Estado e Ciência Política
- Direito Administrativo
- Sociologia do Direito
- Métodos Quantitativos
- Gestão da Qualidade
- Língua Brasileira de Sinais
- Direito Penal I
- Tendências Criminológicas Contemporâneas
- Crianças e Adolescentes em Situação de Risco e Vulnerabilidade
- Gestão de Pessoas
- Gestão do Conhecimento
- Saúde e Segurança no Trabalho
- Filosofia e Ética nas Relações
- Direito Penal II
- Direitos Humanos e Cidadania
- Planejamento e Gestão em Segurança Pública
- Sociologia da Violência
- Educação das Relações Étnico-Raciais e Indígenas
- Tecnologias Digitais Aplicadas à Segurança Pública
- Gestão Ambiental
- Psicologia Organizacional
- Atividades Complementares
Coordenação
Profa. Ma. Anna Lígia Alves Coelho
Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Jataí (2022), com ênfase na “Organização e Gestão do Espaço Rural e Urbano do Cerrado Brasileiro”. Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Iporá (2019). Tecnóloga em Gestão Pública e Especialista em Direitos Humanos e Segurança Pública pela Faculdade Sensu (2023). Membro do Laboratório de Geografia e Estudos Territoriais (2020-2023). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Agrárias do Cerrado. Participante do grupo de pesquisa Trabalho, Território e Políticas Públicas da Universidade Federal de Goiás. Atualmente trabalha como coordenadora de cursos da Faculdade Sensu, sendo responsável pelos cursos Tecnólogo em Segurança Pública, Tecnólogo em Gestão, Pública, Sequenciais Superiores (Gestão de Segurança Pública e Privada, Gestão em Saúde, Gestão de Obras Civis, Gestão de Pessoas por Competência, Planejamento e Gestão de Trânsito) e Pós-graduações.