Pedagogia é um termo de origem grega, sendo derivado dos radicais paidós – que significa criança – e agogé – que significa condução. Sua origem fica, assim, grafada como uma condução da criança. Entretanto, ao longo da história ocidental, com a tentativa de abarcar o fenômeno em questão, a Pedagogia constituiu-se como saber específico, análoga à educação, de crianças à adultos.
Ganhando status de ciência do ensino, a prática educativa caracteriza-se como prática social indissociável de sua teorização. Desse modo, o pedagogo tem, no seu campo de atuação, uma função investigativa, reflexiva e instrutiva. Denomina-se como pedagogo, no Brasil, o profissional diplomado no curso de Pedagogia. Graduação reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) como do tipo Licenciatura.
Saiba mais
Devido a sua complexidade, a Pedagogia engloba disciplinas de diversas áreas do saber, como Letramento, Educação em Direitos Humanos, Sociologia, Psicologia, Antropologia Cultural, Didática e outras. Disciplinas as quais são reunidas em três grupos, o de disciplinas filosóficas, científicas e técnico-pedagógicas.
As disciplinas de estratégias pedagógicas, por exemplo, têm como método o implemento de técnicas que apoiam a transmissão de conhecimento; a integração, a motivação e o incentivo de alunos, orientando-se para a relação social que passa a ser uma condição para a aprendizagem. Além disso, essa base disciplinar oferece recursos que orientam os educadores na criação de canais dialógicos, com o objetivo de captar o outro, dispor-se a pensar com o outro para fazer gerar significações de aprendizagem
Conforme, a matriz horário-curricular do curso de Pedagogia estipulada pelo MEC, o curso confere ao pedagogo as habilitações em educação infantil, fundamental, médio e superior. Além disso, o pedagogo pode também atuar em:
- Assessoria educacional;
- Coordenação educacional;
- Gestão escolar;
- Orientação pedagógica;
- Pedagogia social;
- Supervisão educacional;
- Pesquisa;
- Lecionamento de disciplinas do Ensino Fundamental e Médio.
- Pedagogia coorporativa, em espaços não escolares, de educação não-formal, elaborando, juntamente com o pessoal de recursos humanos, projetos de desenvolvimento social, educação corporativa e formação continuada.
Onde os pedagogos podem atuar:
- Escolas e instituições de ensino públicas e privadas
- Empresas e indústrias de diferentes portes (principalmente nos departamentos de Recursos Humanos, Treinamento e Desenvolvimento)
- Assessorias especializadas
- Editoras de livros didáticos
- Organizações não-governamentais
- Hospitais
- Educação a distância
De forma geral, a dimensão pedagógica tem o intuito de formar cidadãos, desenvolver valores e competências necessários à interação do indivíduo, seu projeto individual ao projeto da sociedade em que está inserido. O aprimoramento do educando, no que se refere a formação ética e ao pensamento crítico, é outra característica da prática pedagógica, além de, claro, a capacitação desse para sua autonomia intelectual. O processo de ensino-aprendizagem é pensado a partir de significações que o educador faz enlaçando seu mundo, o mundo de seu aluno e o próprio conhecimento.
Cabe também ao educador a preparação e a orientação básica do indivíduo para o mundo do trabalho, com competência, visando aprimoramento profissional, mesmo com as mudanças características do mundo hodierno. Além da promoção do desenvolvimento das competências para que o indivíduo continue aprendendo de forma autônoma e crítica em níveis mais complexos de estudo.
O curso de Pedagogia da Faculdade Sensu se dá na modalidade de ensino à distância (EAD). A matriz curricular é assentada em princípios teóricos e metodológicos filosófico-científicos e técnico-pedagógicos, de modo a entrelaçá-los, capacitando o estudante a uma leitura crítica da educação brasileira. A aulas são pensadas com base nas problemáticas atuais, de modo a envolver todo o processo educativo em suas variadas formas. Aproximando, assim, o aluno das práticas sociais e do mercado de trabalho.
O curso de Pedagogia da Faculdade Sensu se dá na modalidade de ensino à distância (EAD). A matriz curricular é assentada em princípios teóricos e metodológicos filosófico-científicos e técnico-pedagógicos, de modo a entrelaçá-los, capacitando o estudante a uma leitura crítica da educação brasileira. A aulas são pensadas com base nas problemáticas atuais, de modo a envolver todo o processo educativo em suas variadas formas. Aproximando, assim, o aluno das práticas sociais e do mercado de trabalho.
- Projeto pedagógico moderno e humanizado;
- Quadro de professores com vasta experiência profissional e acadêmica;
- Valor das mensalidades com descontos especiais até o final do curso.
No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria da instituição:
- Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
- 1 (uma) foto 3 x 4 recente.
1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:
- Histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
- Certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Cédula de identidade (com emissão de até 10 anos);
- Título de eleitor;
- Prova de quitação do serviço militar;
- Cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, dos pais (ou responsável);
- Comprovante de residência atualizado (últimos três meses).
Curso autorizado pela portaria SERES/MEC Nº 501 de 29 de Outubro de 2019.
Matriz curricular
- Introdução a EAD
- Com. e Expressão em Língua Portuguesa
- Introdução a Pedagogia
- Filosofia da Educação
- História da Educação
- Introdução a Psicologia
- Metodologia do Trabalho Científico
- Educação em Direitos Humanos
- Legislação da Educação Básica
- Psicologia do Desenvolvimento
- Sociologia da Educação
- Literatura Infanto-juvenil
- Didática I
- Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
- Antropologia Cultural
- Políticas Públicas em Educação
- Psicologia da Aprendizagem
- Alfabetização e Letramento
- Currículos e Programas
- Didática II
- Fundamentos da Educação Infantil
- Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Fundamentos de Psicopedagogia
- Projeto Político Pedagógico
- Avaliação: Teoria e Prática
- Planejamento Educacional
- Princípios da Educação Profissional
- Estágio Supervisionado I
Educação Especial e Inclusiva
Educação de Jovens e Adultos
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
Metodologia do Ensino das Ciências
Metodologia do Ensino de História
Projeto Integrador I
Estágio Supervisionado II
Atividades Teórico-práticas I
- Gestão Educacional
- Metodologia do Ensino de Artes
- Metodologia do Ensino de Educação Física
- Metodologia do Ensino de Geografia
- Metodologia do Ensino da Matemática
- Projeto Integrador II
- Estágio Supervisionado III
- Atividades Teórico-práticas II
- Ed. das Relações Étnicos-raciais e Indígenas
- Tecnologias Aplicadas à Educação
- Psicomotricidade Aplicada à Educação
- Educação e Ludicidade
- Trabalho de Conclusão de Curso I
- Optativa I
- Estágio Supervisionado IV
- Atividades Teórico-práticas III
Currículo, Cultura e Diversidade
Direito da Criança e do Adolescente
Pedagogia em Espaços não Escolares
Educação Ambiental
Trabalho de Conclusão de Curso II
Optativa II
Atividades Teórico-práticas IV
Coordenação
Profa. Esp. Eliane Martins
Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás Unu Cora Coralina (2004), Pedagogia pela Faculdade Mauá e especialização em Orientação Educacional pela FABEC (Faculdade Brasileira de Educação e Cultura). Atualmente é estudante do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFG.