O aquecimento do setor imobiliário em empreendimentos na construção civil produziu expansões e intensas transformações em nossos espaços urbanos e em nossas relações. Assim, o setor de construção civil em seu forte desenvolvimento demanda produtos e serviços de excelência para atender o mercado.
Desse modo, há, cada vez mais, investimentos do setor imobiliário em profissionais capazes de detectar os eixos de expansão das cidades, de gerir os processos da área com competência e agilidade. Além disso, a busca é por profissionais que saibam elaborar projetos e encadear a linha de produção de empreendimentos imobiliários e atender à melhor relação de custos e de benefícios.
Essa busca incessante por novos profissionais proporciona crescimento econômico, pela grande geração de oferta de empregos. Ainda mais, o setor cria a busca por novos mercados que se atrelam aos novos padrões de consumo, com conhecimento acerca de sustentabilidade e dos impactos no meio ambientes com os impactos da obra.
Assim, a área também se aquece nos âmbitos de pesquisa e do aperfeiçoamento de tecnologias. Isso estimula o desenvolvimento de técnicas específicas para elaboração de planejamentos mais precisos e para uma previsão mais concreta de riscos, com gestão de resíduos sólidos e gestão de suprimentos, materiais e insumos.
O setor envolve altos investimentos, relações contratuais complexas, que demandam ampla análise em ação, além de forte concorrência de mercado. Por isso, são exigidas pelo mercado competências fundamentais nesse ramo de atuação. O gestor em obras de empreendimentos imobiliários deve ter conhecimento prático e teórico nas transações imobiliárias. Assim, a qualificação é fundamental!
Saiba mais
- Desenvolver conhecimentos para a gestão e para o controle de obras em empreendimentos na construção civil;
- Desenvolver competências na atuação do profissional como gestor(a);
- Promover o conhecimento sobre o mercado imobiliário, bem como sobre legislação e contratos na construção civil;
- Promover conhecimentos sobre os impactos causados pelas obras civis no meio ambiente;
- Promover a gestão integrada de qualidade nas obras;
- Capacitação do profissional quanto à técnicas específicas na elaboração de obras;
- Desenvolver a capacidade de atuar na transformação e otimização do setor público.
- Atuar na gestão de obras civis;
- De gerir equipes com excelência;
- Para gerenciar contratos;
- De gerenciar projetos;
- Identificar as principais formas de solucionar problemas e exercer liderança, ética e responsabilidade social e ambiental nas obras.
A Gestão de Obras Civis tem o objetivo de formar profissionais para atuarem como gestor de obras civis, utilizando técnicas de gerenciamento de projetos, melhorando assim a qualidade do planejamento e controle de obras. Essa pós-graduação visa proporcionar, aos profissionais da área de Engenharia e Arquitetura, formação completa e detalhada sobre gerenciamento de projetos por meio de uma metodologia de aplicação prática, com os mais modernos conceitos e metodologias, sob uma orientação técnica e humanística.
- Pós-Graduação composta por 12 módulos, totalizando 360 horas;
- Conclusão em 12 meses;
- Aulas on-line ao vivo;
- Metodologia MAIS-SENSU;
- Atividades Hands-On
- Experiência AVA-SENSU
No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria da instituição:
- Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
- 1 (uma) foto 3 x 4 recente;
1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:
- Cópia Autenticado Diploma de Graduação e Histórico de Graduação;
- Certidão de nascimento ou casamento, averbação de divórcio, certificado militar
- Cédula de identidade (com emissão de até 10 anos);
- Título de eleitor;
- Prova de quitação do serviço militar;
- Cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, dos pais (ou responsável);
- Comprovante de residência atualizado (últimos três meses).
Os cursos de pós-graduação Lato Sensu são modelos de ensino que têm como objetivo interagir com a sociedade, compartilhando conhecimentos e sistematizando conteúdos e práticas profissionais à realidade profissional. São regulamentados pelo MEC em conformidade a resolução CNE nº. 1 de 06 de abril de 2018.
Faculdade Sensu – IES autorizada pelo MEC por meio das portarias:
- Presencial – Portaria nº 194, de 7 de março de 2018.
- EaD – Portaria nº 1517, de 29 de agosto de 2019.
Matriz curricular
- Qualidade na construção civil
- Sistemas construtivos inovadores em construções habitacionais
- Meio ambiente, impactos e legislação
- Segurança, higiene e medicina no trabalho
- Legislação e contratos na Construção Civil
Gestão de obras - Gestão de suprimentos
- Gestão de resíduos sólidos na construção civil
- Liderança e gestão de pessoas
- Técnicas de planejamento na construção civil
- Mediação de conflitos e Comunicação Não Violenta
- Gestão de Custos
TOTAL: 360 h
Coordenação
Profa. Ma. Anna Lígia Alves Coelho
Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Jataí (2022), com ênfase na “Organização e Gestão do Espaço Rural e Urbano do Cerrado Brasileiro”. Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Iporá (2019). Tecnóloga em Gestão Pública e Especialista em Direitos Humanos e Segurança Pública pela Faculdade Sensu (2023). Membro do Laboratório de Geografia e Estudos Territoriais (2020-2023). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Agrárias do Cerrado. Participante do grupo de pesquisa Trabalho, Território e Políticas Públicas da Universidade Federal de Goiás. Atualmente trabalha como coordenadora de cursos da Faculdade Sensu, sendo responsável pelos cursos Tecnólogo em Segurança Pública, Tecnólogo em Gestão, Pública, Sequenciais Superiores (Gestão de Segurança Pública e Privada, Gestão em Saúde, Gestão de Obras Civis, Gestão de Pessoas por Competência, Planejamento e Gestão de Trânsito) e Pós-graduações.