Planejamento e Gestão de Trânsito

Curso Superior Sequencial em Planejamento e Gestão de Trânsito

O Planejamento e a Gestão de Trânsito têm o objetivo de formar profissionais para atuarem com questões relativas à mobilidade urbana e ao trânsito. Isso se dá por meio do desenvolvimento e aprimoramento de habilidades, competências, atitudes e valores, visando melhorar a qualidade de vida da população, sob uma orientação técnica e humanística.

As questões relacionadas ao trânsito e a mobilidade urbana estão cada vez mais em evidência e no centro das discussões sobre o desenvolvimento sustentável das cidades. Considerando esse desafio, se faz necessário a formação de profissionais que possam dar conta desses desafios.

Nesse sentido, a Faculdade Sensu oferece aos interessados nessa área uma excelente oportunidade para formar, em nível superior, profissionais que tenham condições de planejar estrategicamente e propor soluções inovadoras aos problemas relacionados ao trânsito e a mobilidade urbana de maneira sustentável.

Saiba mais

O Mercado de Trabalho

É no trânsito que todas as pessoas se encontram e por isso existe uma grande complexidade em sua gestão, que vão desde a formação e reciclagem de condutores de veículo, até o planejamento de ações, concretas, para implantação de políticas públicas relacionadas a mobilidade e gestão do tráfego urbano.

Desse modo, participam desse processo entidades públicas e privadas e a demanda por profissionais que possuam conhecimentos necessários para planejar, gerir e operacionalizar ações relacionada ao trânsito é cada ver mais urgente.

 A resolução do nº 789, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), exige formação em Superior para diretores de Ensino de auto escolas, bem como, diretor-geral, instrutores e examinador de trânsito. A resolução consolida normas sobre o processo de formação de condutores de veículos automotores e elétricos. Desse modo, uma formação específica na área de atuação é um grande diferencial.

Além disso, o setor público por meio dos DETRANs e Secretariais municipais de trânsito, de todo país, são cada vez mais demandados acerca dos problemas relacionados ao trânsito e dessa forma, necessitam de profissionais especialista na área para atuarem no atendimento a estas exigências.

Os Cursos Superiores Sequenciais têm como objetivo a capacitação profissional, de curta duração, possibilitando rápido ingresso no mercado de trabalho. Dessa maneira, são indicados para aquele que concluiu o ensino médio e agora quer investir em curso superior, bem como para profissionais já inseridos no mercado de trabalho e que estão interessados em incrementar sua carreira ou em prestar concursos públicos de nível superior.

Os Cursos Superiores Sequenciais são elaborados para fornecer, além de formação profissional, aulas práticas com professores especializados e experientes em suas áreas de atuação. Tudo isso de forma ágil, para que nossos alunos estejam prontos para aproveitarem as melhores oportunidades que o mercado tem a oferecer, desde o setor público até o privado.

Com matriz curricular moderna e ensino de qualidade, nossos cursos possuem um núcleo de disciplinas em comum. Dessa forma, se o aluno desejar fazer outro curso, ele pode aproveitar as matérias concluídas e fazer apenas aquelas matérias que são específicas para o novo curso: uma iniciativa que possibilita uma capacitação frequente.

Garantimos as mais novas e eficazes metodologias de ensino! Para que, desse modo, nossos alunos tenham sempre o máximo de aproveitamento!

Modalidade do Curso: A distância com aulas ao vivo e gravadas.

Duração do Curso: Aproximadamente 12 meses

Com o crescimento e aperfeiçoamento das novas tecnologias, o Ensino à Distância (EAD) surgiu como uma nova modalidade de estudo que se faz mais viável e mais acessível do que a forma de ensino tradicional. Os horários de estudo são flexíveis e a mensalidade sai muito mais em conta. Desta forma, você tem bastante autonomia para fazer seu horário e em uma formação com o mesmo rigor de ensino do que as presenciais. Como o curso é à distância, a relação ensino-aprendizagem é mediada pela ferramenta online AVASENSU, disponibilizada pela Instituição.

Com o EAD, você pode estudar e conquistar melhores posições no mercado de trabalho! 

  • Projeto pedagógico moderno e humanizado;
  • Valor das mensalidades com descontos especiais até o final do curso. 
  • Equipe de professores altamente qualificada, composta por mestres, especialistas e profissionais atuantes na área da saúde.
  • Com matriz curricular moderna e ensino de qualidade, nossos cursos possuem um núcleo de disciplinas em comum. Dessa forma, se o aluno desejar fazer outro curso, ele pode aproveitar as matérias concluídas e fazer apenas aquelas matérias que são específicas para o novo curso: uma iniciativa que possibilita uma capacitação frequente.

No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria da instituição:

  • Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
  • 1 (uma) foto 3 x 4 recente.

1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:

  • Histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
  • Certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Cédula de identidade (com emissão de até 10 anos);
  • Título de eleitor;
  • Prova de quitação do serviço militar;
  • Cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, dos pais (ou responsável);
  • Comprovante de residência atualizado (últimos três meses).

Os Cursos Sequenciais são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) como programa de Ensino Superior. Eles são modelos de Ensino que têm com o objetivo de se interagirem com a sociedade, disponibilizando conhecimento, qualificando e sistematizando conteúdos e práticas profissionais adequadas à realidade regional. São regulamentados pelo MEC, em conformidade com Art.44 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96) e a Resolução CNE/CES nº 1, de 22 de maio de 2017.

Matriz curricular

  • Introdução a EAD
  • Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa
  • Direito Constitucional
  • Metodologia do Trabalho Científico
  • Direito Administrativo
  • Teoria da Geral da Administração
  • Legislação de Trânsito
  • Administração do Sistema Nacional de Trânsito
  • Urbanismo e Engenharia de Trânsito
  • Operação, Fiscalização e Policiamento de Trânsito

Coordenação

Profa. Ma. Anna Lígia Alves Coelho

Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Jataí (2022), com ênfase na “Organização e Gestão do Espaço Rural e Urbano do Cerrado Brasileiro”. Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Iporá (2019). Tecnóloga em Gestão Pública e Especialista em Direitos Humanos e Segurança Pública pela Faculdade Sensu (2023). Membro do Laboratório de Geografia e Estudos Territoriais (2020-2023). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Agrárias do Cerrado. Participante do grupo de pesquisa Trabalho, Território e Políticas Públicas da Universidade Federal de Goiás. Atualmente trabalha como coordenadora de cursos da Faculdade Sensu, sendo responsável pelos cursos Tecnólogo em Segurança Pública, Tecnólogo em Gestão, Pública, Sequenciais Superiores (Gestão de Segurança Pública e Privada, Gestão em Saúde, Gestão de Obras Civis, Gestão de Pessoas por Competência, Planejamento e Gestão de Trânsito) e Pós-graduações.