O Curso Superior de Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos da Faculdade Sensu alia a teoria à prática, formando profissionais que analisem as melhores práticas de mercado e desenvolvam seus modelos de gestão, conseguindo assim inserir a gestão de pessoas como uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes, adequando-se às forças do macroambiente, mas sem se restringir a tal.
O profissional formado nessa área promoverá o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, clima, estrutura e tecnologias), catalisando os processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de qualidade de vida no trabalho e avaliação do clima organizacional.
Sendo assim, será um profissional com formação humanística e ética capaz de desenvolver e implantar projetos na área de Recursos Humanos, com autonomia, criatividade, e flexibilidade, apto a resolver problemas em diferentes contextos organizacionais e sociais, como agente formador e multiplicador das políticas internas da empresa.
Saiba mais
- Dominar os fundamentos teóricos de Gestão de Pessoas/RH.
- Formular práticas em RH e gerenciar seus processos.
- Desenvolver e/ou utilizar novas técnicas e ferramentas em gestão de pessoas.
- Identificar as técnicas necessárias para resolução de problemas/necessidades para o desenvolvimento da organização.
- Definir políticas e práticas de preservar a integridade, qualidade de vida e ambiente de trabalho.
- Executar e coordenar processos de contratação, avaliação, desenvolvimento, remuneração e políticas de retenção de talentos.
- Planejar e executar programas de gestão de carreira
- Conhecer, saber aplicar e zelar pelo cumprimento da legislação trabalhista e convenção coletiva.
- Atuar como um mediador de conflitos e comunicação entre diferentes grupos.
- Atuar em equipes multidisciplinares.
Descrever e analisar cargos de todos os níveis hierárquicos.
Realizar entrevistas de seleção de pessoal, coaching e diagnóstico de diversos níveis na organização.
Utilizar as fontes de recrutamento adequadamente.
Mapear e definir competências para compor instrumentos de avaliação e acompanhamento de desempenho.
Fazer uso de jogos e dinâmicas de grupo em diferentes contextos.
Realizar diagnóstico através de pesquisa de clima, observação in loco, relatórios de entrevistas de desligamento, dentre outros.
Planejar, desenvolver, aplicar avaliações de desempenho.
Auxiliar gestores na elaboração e acompanhamento de planos de ação de desenvolvimento das equipes de trabalho.
Participar de pesquisa salarial.
Realizar rotinas de admissão e desligamento, de folha de pagamento, guarda da documentação visando ao cumprimento da legislação trabalhista e convenção coletiva.
Planejar e implementar políticas de remuneração e benefícios.
Atender a fiscalização trabalhista.
Implantar, divulgar e manter os programas de segurança e qualidade de vida no trabalho.
Utilizar ferramentas e tecnologias de gestão empresarial, com foco orientado para resultados com visão global de gestão.
Identificar necessidades, planejar, desenvolver, aplicar e acompanhar resultados de programas de treinamento e desenvolvimento.
Fornecer feedback e suporte aos processos de comunicação interna
Com o crescimento e aperfeiçoamento das novas tecnologias, o Ensino à Distância (EAD) surgiu como uma nova modalidade de estudo que se faz mais viável e mais acessível do que a forma de ensino tradicional. Os horários de estudo são flexíveis e a mensalidade sai muito mais em conta. Desta forma, você tem bastante autonomia para fazer seu horário e em uma formação com o mesmo rigor de ensino do que as presenciais. Como o curso é à distância, a relação ensino-aprendizagem é mediada pela ferramenta online AVASENSU, disponibilizada pela Instituição.
Com o EAD, você pode estudar e conquistar melhores posições no mercado de trabalho!
- Projeto pedagógico moderno e humanizado;
- Quadro de professores com vasta experiência profissional e acadêmica;
- Valor das mensalidades com descontos especiais até o final do curso.
No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria da instituição:
- Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
- 1 (uma) foto 3 x 4 recente.
1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:
- Histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
- Certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Cédula de identidade (com emissão de até 10 anos);
- Título de eleitor;
- Prova de quitação do serviço militar;
- Cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, dos pais (ou responsável);
- Comprovante de residência atualizado (últimos três meses).
Curso autorizado pela portaria SERES/MEC Nº 379, de 30 de janeiro de 2022.
Matriz curricular
- Introdução a EaD
- Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa
- Matemática Aplicada
- Filosofia e Ética nas Relações
- Introdução a Contabilidade
- Metodologia Científica
- Teoria Geral da Administração
- Introdução à Economia
- Métodos Quantitativos
- Gestão da Qualidade
- Noções de Direito
- Planejamento Estratégico
- Psicologia Social e Organizacional do Trabalho
- Empreendedorismo e Planos de Negócios
- Gestão Estratégica de Pessoas
- Comportamento Organizacional
- Recrutamento e Seleção de Pessoas
- Legislação Fiscal, Trabalhista e Previdenciária
- Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho
- Projeto Integrador I
- Optativa I
- Consultoria Organizacional e Business Partner
- Diagnóstico e Clima Organizacional
- Liderança e Desenvolvimento de Equipes
- Sistemas de Informações Gerenciais em RH
- Gestão de Carreira e Plano de Cargos e Salários
- Projeto Integrador II
- Optativa II
- Competências Socioemocionais
- Comunicação Organizacional e Mediação de Conflitos
- Gestão por Competência e Mapeamento de Competências
- Língua Brasileira de Sinais – Libras
Coordenação
Prof. Esp. José Alaôr Dalapria Júnior
Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná-CEULJI/ULBRA, possui especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Ouro Preto do Oeste – UNEOURO, e MBA em Gestão de Pessoas e Consultoria Empresarial pela Faculdade Panamericana de Ji-Paraná – UNIJIPA.