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Psicopedagogia Institucional e Clínica

Home » Psicopedagogia Institucional e Clínica

A nossa pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica tem como objeto de estudo o processo de ensino – aprendizagem, com ênfase da grade curricular nas áreas clínica e institucional.

Desse modo, oferecemos os conteúdos interdisciplinares necessários a que ambas se destinam, como o processo de conhecimento e de desenvolvimento humano. Além disso, para formar profissionais aptos, há a realização de estudos e atividades prático-metodológicas, em que o conhecimento científico se articula e se faz experiente no cotidiano.

Saiba mais

O que é Psicopedagogia?

A Psicopedagogia é uma área de intersecção entre a Pedagogia e a Psicologia, embora, tenha influências de outras grandes áreas do conhecimento também. Esse campo visa compreender a complexidade dos fatores envolvidos no processo de educação e ensino-aprendizagem e do sujeito em questão, com sua singularidade, mas, atravessado pelo meio social.

É relevante ressaltar que os obstáculos para o aprendizado são de ordens diversas. Assim, um dos intuitos da Psicopedagogia é o auxílio de crianças, adolescentes e/ou adultos com dificuldades no processo de aprendizagem, além da facilitação dos processos de educação. Durante o curso, o profissional é instrumentalizado com conhecimentos e técnicas, numa abordagem dinâmica, que visam a identificação de problemas que se manifestam na área escolar e a elaboração de soluções prazerosas que resgatem o gosto pelo aprendizado.

Desse modo, as intervenções do psicopedagogo são técnicas, embasadas tanto na Pedagogia quanto na Psicologia. Sendo essas voltadas metodologicamente para a identificação e a solução de problemas que dizem respeito aos sistemas de educação e à assimilação do conteúdo pelo sujeito em questão.

O que a Psicopedagogia visa sanar?
  • Baixo nível de aprendizagem;
  • Incapacidade de construir imagens de fonemas, sílabas e palavras;
  • Fraco desempenho escolar;
  • Comportamentos inadequados referentes à área educacional;.
  • Evasão escolar.
o que o psicopedagogo pode fazer?

O campo de atuação desse profissional é amplo. Podendo ele atuar, principalmente, como psicopedagogo clínico e/ou institucional:  

Psicopedagogo institucional

 É aquele que atua com outros profissionais em escolas, organizações não governamentais (ONGs), hospitais, centros comunitários, entre outros. Atuando em instituições de ensino, cabe ao psicopedagogo   institucional promover a conscientização sobre a Psicopedagogia, identificar problemas referentes à área educacional, criar ambiente propício e agradável para discussão das temáticas importantes e urgentes levantadas e a forma de superá-las. Assim como, realizar orientações pedagógicas, criar plano de trabalho que facilite a compreensão de alunos. Além de auxiliar pessoas com problemas escolares, orientar os responsáveis sobre o comportamento do sujeito em questão.

Em hospitais, organizações não governamentais (ONGs), clínicas com equipe multidisciplinar e outros, o psicopedagogo assessora, juntamente com os recursos humanos, nos processos de aprendizagem dos funcionários, de formação continuada, por exemplo, atuando diretamente na performance dos funcionários. Além disso, em hospitais, o psicopedagogo pode trabalhar com pacientes internados, haja vista queda no desempenho funcional do mesmo.

 

Psicopedagogo clínico

 É aquele que atende clinicamente – fora da escola – crianças, jovens e adultos com dificuldade de aprendizado e orientação de responsáveis conforme cada caso. O psicopedagogo clínico planeja um tratamento pedagógico, o qual consiste na identificação de pensamentos, sentimentos e emoções, entre outros, que interfiram no desempenho escolar do sujeito. 

O psicopedagogo clínico atua sozinho em consultório ou em clínicas com equipes multidisciplinares, em parceria com profissionais da área da saúde, como psicólogos, médicos pediatras, neuropediatra, fonoaudiólogo e outros.

Por que estudar psicopedagogia na Sensu?

O curso de pós-graduação em Psicopedagogia da Faculdade Sensu se dá na modalidade de ensino 100% à distância (EAD) e híbrido – presencial e EAD. A matriz curricular é assentada em princípios teóricos e metodológicos filosófico-científicos e técnico-pedagógicos, de modo a entrelaçá-los, capacitando o estudante a uma leitura crítica da realidade. A aulas são pensadas com base nas problemáticas atuais, de modo a envolver todo o processo educativo em suas variadas formas. Aproximando, assim, o aluno das práticas sociais e do mercado de trabalho.

Diferenciais da Faculdade SENSU
  • Localização privilegiada, no Centro de Goiânia, próxima aos principais eixos de mobilidade da capital;
  • Projeto pedagógico moderno e humanizado;
  • Quadro de professores com vasta experiência profissional e acadêmica;
  • Instalações físicas planejadas para melhor atender os alunos;
  • Valor das mensalidades com descontos especiais até o final do curso.

Com esses diferenciais, os profissionais formados pela Faculdade SENSU atuarão com segurança, valendo-se da sua sólida formação teórica e da experimentação e aplicação prática, pelas quais podem conseguir excelentes resultados.

O que é o EAD?

Com o crescimento e aperfeiçoamento das novas tecnologias, o Ensino à Distância (EAD) surgiu como uma nova modalidade de estudo que se faz mais viável e mais acessível do que a forma de ensino tradicional. Os horários de estudo são flexíveis e a mensalidade sai muito mais em conta. Desta forma, você tem bastante autonomia para fazer seu horário e em uma formação com o mesmo rigor de ensino do que as presenciais. Como o curso é à distância, a relação ensino-aprendizagem é mediada pela ferramenta online AVASENSU, disponibilizada pela Instituição.

Com o EAD, você pode estudar e conquistar melhores posições no mercado de trabalho!

Documentação para a matrícula

No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria da instituição:

  • Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
  • 1 (uma) foto 3 x 4 recente;

 

1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:

  • Cópia Autenticado Diploma de Graduação e Histórico de Graduação;
  • Certidão de nascimento ou casamento, averbação de divórcio, certificado militar
  • Cédula de identidade (com emissão de até 10 anos);
  • Título de eleitor;
  • Prova de quitação do serviço militar;
  • Cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, dos pais (ou responsável);
  • Comprovante de residência atualizado (últimos três meses).
Base legal

Os cursos de pós-graduação Lato Sensu são modelos de ensino que têm como objetivo interagir com a sociedade, compartilhando conhecimentos e sistematizando conteúdos e práticas profissionais à realidade profissional. São regulamentados pelo MEC em conformidade a resolução CNE nº. 1 de 06 de abril de 2018.

Certificação
Faculdade Sensu – IES autorizada pelo MEC por meio da portaria nº 194, de 7 de março de 2018. (Curso 100% a distância)

Matriz curricular

  • Didática
  • Educação e ludicidade
  • Políticas de Acessibilidade e Educação Inclusiva
  • Psicologia do Desenvolvimento da Infância
  • Psicologia Social
  • Psicomotricidade
  • Psicopedagogia Institucional
  • Psicopedagogia Clínica
  • Psicopedagogia: Avaliação e Diagnóstico
  • Trabalho de Conclusão de Curso – TCC* (Optativa)

* O Trabalho de Conclusão de Curso é opcional e tem custo adicional

Duração do curso: aproximadamente 6 meses

Coordenação

Prof. Me. Leonildo Marques

Mestre em Ensino de Ciências pela UEG (2024). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Sensu (2019). Especialista em Docência no Ensino Superior pela FEAC (2018). Especialista em Planejamento, Implantação e Gestão da Educação a Distância pela FATESF (2017). Especialização em Gestão Universitária pela (2015). Especialista em Educação Interdisciplinar e Transversal pelo ICSH (2013). Especialista em Perícia Ambiental pela PUC/GO (2010). Especialista em Análise Ambiental e Geoprocessamento pela UFG (2007). Licenciado em Ciências Biológicas pela UFG (2005). Diretor Geral na Faculdade Sensu 2018/Atual. Diretor Acadêmico no Instituto Lato Sensu 2011/Atual. Professor efetivo na Secretaria de Estado da Educação de Goiás das Disciplinas Biologia, Ciências, Gestão Ambiental, Meio Ambiente e Saúde, Química Geral e Robótica desde 2007/Atual. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas – DIDAKTIKÉ (FE/UFG – 2019/atual).

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