Psicopedagogia Institucional e Clínica

A nossa pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica tem como objeto de estudo o processo de ensino – aprendizagem, com ênfase da grade curricular nas áreas clínica e institucional.

Desse modo, oferecemos os conteúdos interdisciplinares necessários a que ambas se destinam, como o processo de conhecimento e de desenvolvimento humano. Além disso, para formar profissionais aptos, há a realização de estudos e atividades prático-metodológicas, em que o conhecimento científico se articula e se faz experiente no cotidiano.

Saiba mais

A Psicopedagogia é uma área de intersecção entre a Pedagogia e a Psicologia, embora, tenha influências de outras grandes áreas do conhecimento também. Esse campo visa compreender a complexidade dos fatores envolvidos no processo de educação e ensino-aprendizagem e do sujeito em questão, com sua singularidade, mas, atravessado pelo meio social.

É relevante ressaltar que os obstáculos para o aprendizado são de ordens diversas. Assim, um dos intuitos da Psicopedagogia é o auxílio de crianças, adolescentes e/ou adultos com dificuldades no processo de aprendizagem, além da facilitação dos processos de educação. Durante o curso, o profissional é instrumentalizado com conhecimentos e técnicas, numa abordagem dinâmica, que visam a identificação de problemas que se manifestam na área escolar e a elaboração de soluções prazerosas que resgatem o gosto pelo aprendizado.

Desse modo, as intervenções do psicopedagogo são técnicas, embasadas tanto na Pedagogia quanto na Psicologia. Sendo essas voltadas metodologicamente para a identificação e a solução de problemas que dizem respeito aos sistemas de educação e à assimilação do conteúdo pelo sujeito em questão.

  • Baixo nível de aprendizagem;
  • Incapacidade de construir imagens de fonemas, sílabas e palavras;
  • Fraco desempenho escolar;
  • Comportamentos inadequados referentes à área educacional;.
  • Evasão escolar.

O campo de atuação desse profissional é amplo. Podendo ele atuar, principalmente, como psicopedagogo clínico e/ou institucional:  

Psicopedagogo institucional

 É aquele que atua com outros profissionais em escolas, organizações não governamentais (ONGs), hospitais, centros comunitários, entre outros. Atuando em instituições de ensino, cabe ao psicopedagogo   institucional promover a conscientização sobre a Psicopedagogia, identificar problemas referentes à área educacional, criar ambiente propício e agradável para discussão das temáticas importantes e urgentes levantadas e a forma de superá-las. Assim como, realizar orientações pedagógicas, criar plano de trabalho que facilite a compreensão de alunos. Além de auxiliar pessoas com problemas escolares, orientar os responsáveis sobre o comportamento do sujeito em questão.

Em hospitais, organizações não governamentais (ONGs), clínicas com equipe multidisciplinar e outros, o psicopedagogo assessora, juntamente com os recursos humanos, nos processos de aprendizagem dos funcionários, de formação continuada, por exemplo, atuando diretamente na performance dos funcionários. Além disso, em hospitais, o psicopedagogo pode trabalhar com pacientes internados, haja vista queda no desempenho funcional do mesmo.

 

Psicopedagogo clínico

 É aquele que atende clinicamente – fora da escola – crianças, jovens e adultos com dificuldade de aprendizado e orientação de responsáveis conforme cada caso. O psicopedagogo clínico planeja um tratamento pedagógico, o qual consiste na identificação de pensamentos, sentimentos e emoções, entre outros, que interfiram no desempenho escolar do sujeito. 

O psicopedagogo clínico atua sozinho em consultório ou em clínicas com equipes multidisciplinares, em parceria com profissionais da área da saúde, como psicólogos, médicos pediatras, neuropediatra, fonoaudiólogo e outros.

O curso de pós-graduação em Psicopedagogia da Faculdade Sensu se dá na modalidade de ensino 100% à distância (EAD) e híbrido – presencial e EAD. A matriz curricular é assentada em princípios teóricos e metodológicos filosófico-científicos e técnico-pedagógicos, de modo a entrelaçá-los, capacitando o estudante a uma leitura crítica da realidade. A aulas são pensadas com base nas problemáticas atuais, de modo a envolver todo o processo educativo em suas variadas formas. Aproximando, assim, o aluno das práticas sociais e do mercado de trabalho.

  • Localização privilegiada, no Centro de Goiânia, próxima aos principais eixos de mobilidade da capital;
  • Projeto pedagógico moderno e humanizado;
  • Quadro de professores com vasta experiência profissional e acadêmica;
  • Instalações físicas planejadas para melhor atender os alunos;
  • Valor das mensalidades com descontos especiais até o final do curso.

Com esses diferenciais, os profissionais formados pela Faculdade SENSU atuarão com segurança, valendo-se da sua sólida formação teórica e da experimentação e aplicação prática, pelas quais podem conseguir excelentes resultados.

Com o crescimento e aperfeiçoamento das novas tecnologias, o Ensino à Distância (EAD) surgiu como uma nova modalidade de estudo que se faz mais viável e mais acessível do que a forma de ensino tradicional. Os horários de estudo são flexíveis e a mensalidade sai muito mais em conta. Desta forma, você tem bastante autonomia para fazer seu horário e em uma formação com o mesmo rigor de ensino do que as presenciais. Como o curso é à distância, a relação ensino-aprendizagem é mediada pela ferramenta online AVASENSU, disponibilizada pela Instituição.

Com o EAD, você pode estudar e conquistar melhores posições no mercado de trabalho!

No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria da instituição:

  • Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
  • 1 (uma) foto 3 x 4 recente;

 

1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:

  • Cópia Autenticado Diploma de Graduação e Histórico de Graduação;
  • Certidão de nascimento ou casamento, averbação de divórcio, certificado militar
  • Cédula de identidade (com emissão de até 10 anos);
  • Título de eleitor;
  • Prova de quitação do serviço militar;
  • Cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, dos pais (ou responsável);
  • Comprovante de residência atualizado (últimos três meses).

Os cursos de pós-graduação Lato Sensu são modelos de ensino que têm como objetivo interagir com a sociedade, compartilhando conhecimentos e sistematizando conteúdos e práticas profissionais à realidade profissional. São regulamentados pelo MEC em conformidade a resolução CNE nº. 1 de 06 de abril de 2018.

Faculdade Sensu – IES autorizada pelo MEC por meio da portaria nº 194, de 7 de março de 2018. (Curso 100% a distância)

Matriz curricular

  • Didática
  • Educação e ludicidade
  • Políticas de Acessibilidade e Educação Inclusiva
  • Psicologia do Desenvolvimento da Infância
  • Psicologia Social
  • Psicomotricidade
  • Psicopedagogia Institucional
  • Psicopedagogia Clínica
  • Psicopedagogia: Avaliação e Diagnóstico
  • Trabalho de Conclusão de Curso – TCC* (Optativa)

* O Trabalho de Conclusão de Curso é opcional e tem custo adicional

Duração do cursoaproximadamente 6 meses

Coordenação

Profa. Ma. Anna Lígia Alves Coelho

Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Jataí (2022), com ênfase na “Organização e Gestão do Espaço Rural e Urbano do Cerrado Brasileiro”. Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Iporá (2019). Tecnóloga em Gestão Pública e Especialista em Direitos Humanos e Segurança Pública pela Faculdade Sensu (2023). Membro do Laboratório de Geografia e Estudos Territoriais (2020-2023). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Agrárias do Cerrado. Participante do grupo de pesquisa Trabalho, Território e Políticas Públicas da Universidade Federal de Goiás. Atualmente trabalha como coordenadora de cursos da Faculdade Sensu, sendo responsável pelos cursos Tecnólogo em Segurança Pública, Tecnólogo em Gestão, Pública, Sequenciais Superiores (Gestão de Segurança Pública e Privada, Gestão em Saúde, Gestão de Obras Civis, Gestão de Pessoas por Competência, Planejamento e Gestão de Trânsito) e Pós-graduações.