Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Workshop “A importância da lucidade no ensino”

Apresentação

A ludicidade é sugerida em muitas propostas pedagógicas da Educação Infantil e Educação Fundamental I, como um instrumento para o ensino de conteúdo. Mas quando os jogos e as brincadeiras são compreendidos apenas como recursos pedagógicos, assumem um caráter instrumental porque perdem o sentido da brincadeira e servem somente para sistematização de conhecimentos, isto é, são usados para atingir resultados preestabelecidos. Entretanto, o jogo pode ser visto como uma atitude essencial que possibilita a conquista da liberdade de expressão, o transitar do cotidiano permeado de regras e normas socialmente construídas para o mundo lúdico em que elementos tais como imaginação, desejos e alegria são totalmente permitidos.  É importante observar que no brincar as crianças tornam-se agentes de sua experiência social, estabelecem diálogos, organizam com autonomia suas ações e interações, construindo regras de convivência social e de participação nos jogos e brincadeiras. Ao planejar atividades lúdicas, é fundamental ter como ponto de partida a realidade, os interesses e as necessidades da criança que faz parte da Educação Infantil. Nessa perspectiva, Almeida (1992) afirma que é necessário que o educador se conscientize de que ao desenvolver o conteúdo programático, por intermédio do ato de brincar, não significa que está ocorrendo um descaso ou desleixo com a aprendizagem do conteúdo formal. Baseado nisso esse curso foi elaborado com a finalidade de melhoria dos profissionais atuantes no mercado de trabalho, ou interessados em atuar na Educação Infantil e Educação Fundamental I, bem como outros profissionais da área da educação.

Público alvo: Pedagogos, estudantes de pedagogia, auxiliares de atividades educativas, psicopedagogos, pais, coordenadores escolares e demais profissionais da educação infantil.

Tópicos a serem abordados:

• A Ludicidade na alfabetização e letramento;
  • Como utilizar a ludicidade na metodologia do ensino de ciências;
  • Como utilizar a ludicidade na metodologia do ensino de artes
  • Usando a ludicidade na contação de histórias na educação infantil (oficina)

Carga Horária:  8 (oito) horas

Período: 25/08/2018

Material de apoio:  canetinhas, papel A4 colorido, cola, anilina, tesoura, balão, livros infantis, figuras diversas de acordo com os livros para a contação de histórias e apostila.