Inteligência Estratégica e Competitiva na Segurança Pública

O MBA em Inteligência Estratégica e Competitiva na Segurança Pública é um curso na modalidade de ensino 100% à distância (EAD), desenvolvido para os profissionais da área que lidam dia-a-dia com a tomada de decisões estratégicas. A base da atuação do agente de Segurança Pública está no planejar, implantar e gerir ações ligadas à segurança pública, em um ambiente competitivo e de risco. Deste modo, antecipar ações, interpretar, compreender as necessidades da equipe e dos cenários em jogo fazem parte do que é ser um agente qualificado de Segurança Pública.

Todo profissional treinado e capacitado para garantir a integridade de pessoas ou bens é incluído na categoria de agente de segurança. Esse agente pode prestar serviço privado ou público. Em ambos os casos, a inteligência estratégica e competitiva deve ser parte das habilidades necessárias para o exercício de sua função.

Agentes de segurança pública são responsáveis pela manutenção da ordem e pela proteção dos cidadãos. Assim, sua prática diz das demais operações que buscam melhoria e a boa execução desse sistema. Para tal, o agente precisa dominar as habilidades de comunicação e gestão. Trabalhar em equipe e atuar com liderança, por exemplo, é um traço do perfil desse profissional.

Saiba mais

O MBA oferece ao agente de Segurança Pública a capacidade analítica dos desafios laborais cotidianos, em todos os seus aspectos. Para isso, a grade curricular está repleta de conceitos e ferramentas para que o aluno aprenda a analisar o contexto e a entender os fenômenos da Segurança Pública, suas fortalezas e fragilidades, bem como a tomar decisão e a gerar as recomendações adequadas a cada caso.

A grade contempla o contexto organizacional e a inteligência competitiva, tática e operacional como recurso essencial para a gestão de riscos e para atingir os objetivos estratégicos, apresentando modelos para estabelecer um sistema de inteligência consistente como as caraterísticas das organizações que se referem à Segurança Pública. Além disso, o curso aborda a interpretação dos aspectos constitutivos da Contrainteligência nos seus elos fundamentais e no contexto organizacional, assim como trata da Análise Criminal em suas variadas vertentes e como ferramenta de apoio a Atividade de Inteligência de Segurança Pública.

Este curso, que tem carga de 360 horas, é destinado a agentes de Segurança Pública, policiais das corporações da Polícia Militar, Polícia Civil, Guardas Municipais, bacharéis em Direito. Além disso, o curso também se destina a estudantes portadores de quaisquer cursos de graduação que se interessem em ingressar nas carreiras policiais ou em compreender o fenômeno das atividades de inteligência na Segurança Pública de forma multidisciplinar.

O aluno que for aprovado em todos os módulos e entregar o trabalho de conclusão de curso receberá o Certificado de Especialista Lato Sensu em MBA em Inteligência Estratégica e Competitiva na Segurança Pública.

O MBA em Inteligência Estratégica e Competitiva na Segurança Pública da Faculdade Sensu se dá na modalidade de ensino 100% à distância (EAD). A matriz curricular é assentada em princípios teóricos fundamentais, científicos e práticos, de modo a entrelaçá-los, capacitando o estudante a uma leitura crítica da realidade. A aulas são pensadas com base nas problemáticas atuais, de modo a envolver todo o processo em suas variadas formas. Aproximando, assim, o aluno da prática cotidiana da Segurança Pública, com o respaldo necessário para uma gestão analítica e qualificada a fim de tomar decisões estratégicas em um ambiente competitivo e de risco.

O MBA é uma pós-graduação do tipo lato sensu e sua sigla vem do inglês Master in Business Administration. Suas principais características são o aprofundamento em temáticas referentes à gestão e a oferta desse conhecimento por meio de atividades práticas.

O curso do tipo MBA possibilita com que o profissional amplie seus conhecimentos, de modo consistente, principalmente, no que tange à gestão e administração, que se atualize com o mercado de trabalho e se posicione de forma cada vez mais coerente com sua função. O MBA é, ainda, muito visado pela importância que se gera ao currículo, abrindo portas para o profissional alcançar o que deseja em sua carreira.

Com o crescimento e aperfeiçoamento das novas tecnologias, o Ensino à Distância (EAD) surgiu como uma nova modalidade de estudo que se faz mais viável e mais acessível do que a forma de ensino tradicional. Os horários de estudo são flexíveis e a mensalidade sai muito mais em conta. Desta forma, você tem bastante autonomia para fazer seu horário e em uma formação com o mesmo rigor de ensino do que as presenciais. Como o curso é à distância, a relação ensino-aprendizagem é mediada pela ferramenta online AVASENSU, disponibilizada pela Instituição.

Com o EAD, você pode estudar e conquistar melhores posições no mercado de trabalho!

No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria da instituição:

  • Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
  • 1 (uma) foto 3 x 4 recente;

 

1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:

  • Cópia Autenticado Diploma de Graduação e Histórico de Graduação;
  • Certidão de nascimento ou casamento, averbação de divórcio, certificado militar
  • Cédula de identidade (com emissão de até 10 anos);
  • Título de eleitor;
  • Prova de quitação do serviço militar;
  • Cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, dos pais (ou responsável);
  • Comprovante de residência atualizado (últimos três meses).

Com o crescimento e aperfeiçoamento das novas tecnologias, o Ensino à Distância (EAD) surgiu como uma nova modalidade de estudo que se faz mais viável e mais acessível do que a forma de ensino tradicional. Os horários de estudo são flexíveis e a mensalidade sai muito mais em conta. Desta forma, você tem bastante autonomia para fazer seu horário e em uma formação com o mesmo rigor de ensino do que as presenciais. Como o curso é à distância, a relação ensino-aprendizagem é mediada pela ferramenta online AVASENSU, disponibilizada pela Instituição. E ainda tem mais:

  • Quadro de professores com vasta experiência profissional e acadêmica;
  • Projeto pedagógico moderno e humanizado;
  • Instalações físicas planejadas para melhor atender os alunos;
  • Valor das mensalidades com descontos especiais até o final do curso.

Os cursos de pós-graduação Lato Sensu são modelos de ensino que têm como objetivo interagir com a sociedade, compartilhando conhecimentos e sistematizando conteúdos e práticas profissionais à realidade profissional. São regulamentados pelo MEC em conformidade a resolução CNE nº. 1 de 06 de abril de 2018.

Faculdade Sensu – IES autorizada pelo MEC por meio das portarias:

  • Presencial – Portaria nº 194, de 7 de março de 2018.
  • EaD – Portaria nº 1517, de 29 de agosto de 2019.

Matriz curricular

  • Inteligência Competitiva
  • Análise de Inteligência I – Fundamentação
  • Análise de Inteligência II – Aplicação
  • Contrainteligência I – Elementos Fundamentais
  • Contrainteligência II – Planejamento Organizacional
  • Organização de Inteligência
  • Análise Criminal
  • Inteligência Estratégica na Segurança Pública
  • Metodologia Científica
  • Trabalho de Conclusão de Curso

TOTAL360 h

 

Coordenação

Profa. Ma. Anna Lígia Alves Coelho

Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Jataí (2022), com ênfase na “Organização e Gestão do Espaço Rural e Urbano do Cerrado Brasileiro”. Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Iporá (2019). Tecnóloga em Gestão Pública e Especialista em Direitos Humanos e Segurança Pública pela Faculdade Sensu (2023). Membro do Laboratório de Geografia e Estudos Territoriais (2020-2023). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Agrárias do Cerrado. Participante do grupo de pesquisa Trabalho, Território e Políticas Públicas da Universidade Federal de Goiás. Atualmente trabalha como coordenadora de cursos da Faculdade Sensu, sendo responsável pelos cursos Tecnólogo em Segurança Pública, Tecnólogo em Gestão, Pública, Sequenciais Superiores (Gestão de Segurança Pública e Privada, Gestão em Saúde, Gestão de Obras Civis, Gestão de Pessoas por Competência, Planejamento e Gestão de Trânsito) e Pós-graduações.