Final da Taça das Favelas Goiás
O último sábado (08), foi marcado por muita emoção na grande final
A Taça das Favelas é um campeonato de futebol realizado pela Central Única das Favelas (CUFA). O campeonato que começou em agosto teve sua grande final do masculino e feminino disputadas na tarde do último sábado, 08 de outubro, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), do Vila Nova, em Goiânia.
O torneio, que teve início em 2011, é considerado o maior torneio entre favelas do mundo e desde 2019 abrange as modalidades masculina e feminina. Em Goiás está na terceira edição. Com o objetivo de promover a inclusão social e a revelação de novos talentos no futebol.
Em Goiás, a competição contou com 282 comunidades inscritas e iniciou com 92 equipes de Goiânia e da região metropolitana. Na final feminina a vitória foi do Setor Gentil Meireles que venceram com o placar de 2 a 0 em cima do Carolina Parque.
Na final masculina o título foi do Residencial Orlando de Morais que no tempo normal ficou no empate em 1 a 1 com o Jardim Itaipu. Nos pênaltis, vitória por 4 a 3.
História da CUFA
A Central Única das Favelas foi criada há 20 anos, a partir da união de jovens de várias favelas brasileiras, em busca de espaço para expressarem suas artes, opiniões e na tentativa de encontrar soluções para os dilemas das populações que vivem nesses espaços.
Ao longo deste tempo, a CUFA estabeleceu unidades regionais nos 27 estados brasileiros e em 17 países do mundo. Esta rede formada em defesa da população da favela permite que sejam desenvolvidas ações de maneira integrada, incentivando a prática de esporte, a cultura, o lazer, o empreendedorismo e a solidariedade.
Faculdade Sensu e Taça das Favelas
A Faculdade Sensu acredita que a transformação social ocorre também através de ações sociais que ajudam a comunidade local, por isso mantém parceria com a CUFA desde 2020. Sendo assim, a faculdade não poderia ter ficado de fora desse evento que promete mudar a vida de vários de seus participantes.
Acreditamos que além de formar profissionais para o futuro é necessário permear a juventude com sonhos, e mais do que isso incentivá-los a buscá-los. A Taça das Favelas consegue oferecer isso aos jovens atletas goianos, pois traz todos os desafios existentes nas favelas e na vida, assim como superação, comprometimento e garra para enfrentá-los. Apostar no futuro da nossa nova geração é mais do que um ato de caridade, é garantir que construiremos uma realidade melhor para todos nós.