Visita ao Supremo Tribunal de Justiça
Os alunos do Curso de Direito visitaram as dependências e o funcionamento do Superior Tribunal de Justiça
Na tarde do último dia 21 de março, os alunos do curso de Direito da Faculdade Sensu realizaram visita guiada às dependências do Supremo Tribunal de Justiça, os alunos foram acompanhados pela Professora Ma. Danielle Cristina Mota e pelo Professor Rafael Matrone, onde conheceram a estrutura organizacional, assistiram sessão plenária de julgamentos e o papel do Superior Tribunal de Justiça na sociedade.
O objetivo da visita guiada pelas dependências do STJ foi proporcionar aos estudantes oportunidade de adquirirem conhecimentos teóricos e práticos sobre a estrutura, procedimento e o funcionamento do Superior Tribunal.
Os alunos foram recebidos pelos mestres de cerimônia, Bolívar e Gabriel que fizeram um tour e explicaram mais sobre o supremo desde sua fundação até a atuação nos dias de hoje. Eles passaram a tarde no prédio e iniciaram a tour conhecendo um pouco da história arquitetônica do prédio, como tudo foi pensado e planejado.
Projetada por Oscar Niemeyer, a sede do STJ é considerada um marco da arquitetura contemporânea. Seguindo, foram a galeria de arte, que ao longo do ano abre espaço para exposição de artistas brasileiros
Eles passaram pelo museu do STJ e conheceram peças que marcam
a história da justiça brasileira, como Habeas Corpus feito por um presidiário
com o lençol de sua cela, entre outros itens que mostram a evolução do trabalho
no STJ atrás dos anos e com a implementação da tecnologia, além de objetos e
móveis utilizados nos primeiros anos do STJ.
Em oportunidade, assistiram sessões plenárias de julgamento presidida pela a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura, em seguida conheceram o salão da corte especial, onde puderam aprender sobre seu funcionamento, o local e posição de cada ministro, no salão da corte também fica a obra de arte Mão de Deus, da artista plástica Marianne Peretti que também é responsável pela obra da fachada do prédio, Floresta Imaginária.
Por fim, o Projeto Saber Universitário da Justiça do STJ é riquíssimo em conhecimento e proporciona por meio da visita técnica conhecimento teórico e prático sobre o STJ com visualização prática de sustentação oral dos advogados no Superior Tribunal. É um Projeto de interação acadêmica na prática, apresentando a realidade do mundo jurídico.