1º Seminário Patrimônio e Paisagem Cultural de Goiânia
Na Cidade, pelo olhar da Paisagem, fica claro que os espaços são o resultado da ação dos homens e reflexo da cultura de um povo. Ela se constrói na constante articulação entre as formas antigas e as intervenções urbanas que modificam os lugares.
Esse modo de vida contem porâneo, cada vez mais destituído de vínculos sociais e afetivos, aliado às constantes mudanças de valores da sociedade enxergam como patamares de segurança para as incertezas do futuro, o Patrimônio; nas mais diversas formas e categorias representando assim, o passado.
O 1º Seminário Patrimônio e Paisagem Cultural de Goiânia pretende fazer uma análise de enfoque histórico, artístico e arquitetônico através das várias categorias desse Patrimônio. E utilizar como Paisagem a capital de Goiás sendo resultado desta cultura e que reflete o processo de produção espacial nos aspectos sociais, econômicos, ambientais e políticos. Para esse evento optou-se por estruturar em três eixos (dias) seguidos, que se completam entre si.
O primeiro eixo está relacionado a “Cidades e Paisagem”, onde prioriza-se a discussão teórica com abordagem cultural da categoria Paisagem. Apresenta-se em mesa redonda o tema: “Memória, monumentos e lugares: a construção social da paisagem de Goiânia”, reforçando as palestras “A história do Monumento ao Trabalhador” e o “Traçado Urbano de Attilio Corrêa Lima”. Retrata-se nesse eixo a importância da interação do homem com o meio, e como as práticas culturais estão diretamente ligadas com a materialidade construída e a dinâmica da natureza.
O segundo eixo traz o debate sobre “Patrimônio histórico edificado”, que analisa os fenômenos da patrimonialização e a questão da preservação. Norteia-se a mesa de debates o tema: “Perspectivas e desafios patrimoniais na contemporaneidade” complementando as palestras “Goiânia: da origem moderna aos desafios da preservação de seu patrimônio edificado” e o “Experiências com o patrimônio histórico edificado na cidade de Jaraguá (GO)”. Foca-se neste eixo as vivências com o patrimônio edificado, as influências históricas e a incorporação da cultura pelo capital nas Cidades contemporâneas.
O terceiro eixo fala diretamente da “Gestão e educação Patrimonial”, que envolve não apenas o bem patrimonial tombado, mas todo um sistema compartilhado. Acrescenta-se ao tema da mesa: “Gestão do Patrimônio: experiências e inovações” as palestras “Decoro com a Arquitetura Art Déco” e “Patrimônio e Plano Diretor”. Todos os agentes que administram e produzem determinado espaço (público, privado, moradores, movimentos sociais), além das manifestações culturais (educação, turismo, tradições, entre outro) são responsáveis.
SEMINÁRIO
Idealizado pelo arquiteto e urbanista Ricardo Ramos Alves e o seu Canal Cidades Planejadas o Seminário conta com uma equipe de mais 04 arquitetos e um mestre em Turismo que formam a organização do evento: Gabriel Couto, Simone Buiati, Filemon Tiago, Paula Ramos e Rodrigo Lima, respectivamente. Sua realização também conta com a participação da Faculdade SENSU, 588 Art Show e Coletivo Ideias Urbanas.
Nesta 1ª edição o formato será 100% remoto devido as restrições da pandemia. Os eixos temáticos foram divididos de acordo com os três dias do SPPC Goiânia: Cidades e Paisagem, Patrimônio Edificado e Gestão e educação patrimonial. Veja abaixo a programação completa:
PROGRAMAÇÃO
Dia 17/08 – EIXO 01 – CIDADES E PAISAGEM
19h00 – PALESTRAS:
“A história do Monumento ao Trabalhador”, com: Pedro Célio Borges (sociólogo)
“O traçado urbano de Attilio Corrêa Lima”, com Anamaria Diniz (arquiteta e urbanista)
20h35 – MESA REDONDA
“Memória, monumentos e lugares: a construção social da paisagem de Goiânia”
Mediador: Ricardo Ramos Alves (arquiteto e urbanista)
Convidados: Renata Lima Barros (arquiteta e urbanista), André Costa Aciole (historiador) e Joardo Filho (artista visual)
Dia 18/08 – EIXO 02 – PATRIMÔNIO HISTÓRICO EDIFICADO
19h00 – PALESTRAS:
“Goiânia: da origem moderna aos desafios da preservação de seu patrimônio edificado”, com: Ana Amélia Moura (arquiteta e urbanista)
“Experiências com o patrimônio histórico edificado na cidade de Jaraguá (GO)”, com Lucas de Araújo (arquiteto e urbanista)
20h35 – MESA REDONDA
“Perspectivas e desafios patrimoniais na contemporaneidade”
Mediador: Simone Buiate (arquiteta e urbanista)
Convidados: Solange Santana (coordenadora da Superintedência Patrimônio de Goiânia), Janaína de Castro Oliveira (arquiteta e urbanista) e Jamieres Viana (restaurador técnico)
Dia 19/08 – EIXO 03 – GESTÃO E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
19h00 – PALESTRAS:
“Decoro com a Arquitetura Art Déco”, com: Elaine Alencastro (historiadora)
“Patrimônio e Plano Diretor”, com Gerson Neto (comunicador e especialista em planejamento urbano)
20h35 – MESA REDONDA
“Gestão do Patrimônio: experiências e inovações”
Mediador: Rodrigo Félix de Lima (mestre em Turismo)
Convidados: Evandro Tokarski (empresário), Aline Amaral Di Salvo (arquiteta e urbanista) e Wilton de Araújo Medeiros (arquiteto e urbanista)
Realização
Apoio
Tag:2021
1 Comentário