TAÇA DAS FAVELAS GO É DESTAQUE NACIONAL
A Taça das Favelas é um campeonato de futebol realizado pela Central única das Favelas – CUFA. O torneio, que teve início em 2011, é considerado o maior torneio entre favelas do mundo e desde 2019 abrange as modalidades masculina e feminina.
Em Goiás estamos na segunda edição. A primeira aconteceu em 2019 e a segunda, que estava agendada para 2020, só se consolidou agora em 2021, com todos os protocolos sanitários exigidos.
Essa edição realizada em Goiás já é a segunda maior Taça das Favelas do Brasil, ficando atrás somente do torneio realizado em São Paulo.
FORMAÇÃO DAS EQUIPES MASCULINAS E FEMININAS
Foram formadas noventa e três equipes masculinas e femininas. Cada equipe representa um bairro de um município do Estado. E este é representado por um coordenador que foi também o responsável pela inscrição e realização da composição do time.
Para a formação dos times foram realizados jogos com os moradores do local ou imediações. A comprovação da moradia foi feita durante a inscrição com a apresentação do comprovante de endereço. Dessa forma garantiu-se a participação e valorização dos talentos locais, promovendo e desenvolvendo um papel de inserção social e geração de novas expectativas de futuro.
Cada coordenador selecionou vinte e dois atletas para a composição de seu time oficial do bairro e assim participar das disputas do torneio. Durante a fase da seleção dos jogadores tivemos aproximadamente vinte mil jovens envolvidos dentro de todo o Estado. Essa adesão foi extremamente positiva para a promoção e desenvolvimento do esporte goiano, envolvendo times participantes das mais diversas cidades de Goiás, como Mineiros, Gama, Novo Gama, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Goiânia.
DOS JOGOS
A Taça das Favelas GO aconteceu em fases. As primeiras aconteceram nos maiores clubes de Goiás, tendo a participação dos times Aparecidense, Atlético Goianiense, Goiás e Vila Nova que disponibilizaram os centros de treinamentos (CT) para a realização dos jogos. Além disso, durante a realização das etapas no CTs dos clubes, diversos olheiros observaram atentamente os jovens atletas, que puderam demonstrar todo seu talento, garra e desenvoltura, podendo, portanto, ter a chance de receber convites para participar da triagem dos times. Com essa oportunidade os atletas poderão de fato estar mais próximo do sonho de se tornar um jogador profissional, atuando nas categorias de base desses times e transformando seus sonhos em realidade.
A partir das semifinais, que aconteceram em 04 de dezembro, os jogos passaram a ser sediados em estádios. O primeiro ocorreu no Aníbal Toledo em Aparecida de Goiânia. Em 11 de dezembro, o jogo acontecerá no Ginásio Olímpico, em Goiânia. O ginásio foi uma das sedes da Copa América e será palco da grande final do torneio da Taça das Favelas.
Todas as equipes que chegaram nas fases de oitavos de final masculino e quartas de final do feminino ganharam um kit de uniformes completo, composto de camiseta, short e meião personalizados com as marcas do bairro e dos patrocinadores desse projeto.
FACULDADE SENSU E A TAÇA DAS FAVELAS
A Faculdade Sensu acredita que a transformação social ocorre também através de ações sociais que ajudam a comunidade local, por isso mantém parceria com a CUFA desde 2020. Sendo assim, a faculdade não poderia ter ficado de fora desse evento que promete mudar a vida de vários de seus participantes.
Além de ter sido um dos patrocinadores do torneio, a Faculdade Sensu concedeu uma bolsa de estudos integral ao melhor jogador e à melhor jogadora.
Acreditamos que além de formar profissionais para o futuro é necessário permear a juventude com sonhos, e mais do que isso incentivá-los a buscá-los. A Taça das Favelas consegue ofertar isso aos jovens atletas goianos, pois traz todos os desafios existentes nas favelas e na vida, assim como superação, comprometimento e garra para enfrentá-los. Apostar no futuro da nossa nova geração é mais do que um ato de caridade, é garantir que construiremos uma realidade melhor para todos nós.
Tag:2021