Guia do Estudante
APRESENTAÇÃO
Este Guia tem por finalidade transmitir informações à comunidade acadêmica, com o objetivo de proporcionar um melhor aproveitamento da vida universitária e o entrosamento entre o corpo docente, discente e administrativo da Faculdade SENSU.
Leia-o cuidadosamente a respeito dos procedimentos e normas Faculdade SENSU.
{slider title=”A Faculdade Sensu” class=”blue”}
Histórico
A partir da iniciativa de um grupo de educadores e empresários, foi fundada em março de 2011, no município de Goiânia, Estado de Goiás, a sociedade denominada Instituto Lato Sensu Empreendimentos Educacionais Ltda.
O Instituto Lato Sensu Empreendimentos Educacionais Ltda., entidade mantenedora da Faculdade Sensu é uma instituição educacional de direito privado, com fins lucrativos, de caráter educacional, com sua sede estabelecida na cidade de Goiânia, Estado de Goiás, gerida por um experiente grupo de educadores e com um extenso histórico de experiência e atuação no ensino de capacitação profissional, de pós-graduação e profissionalizante. A entidade tem por finalidade promover a educação e a instrução formal em todos os níveis e graus através dos cursos por ela organizados, e mantidos com as exigências dos sistemas de ensino federal e estadual.
Para cumprimento de seus objetivos, o Instituto Lato Sensu Empreendimentos Educacionais Ltda. se propõe a promover a oferta de cursos superiores de graduação (Presencial e a Distancia), de formação, de extensão, de especialização, de pós-graduação e aperfeiçoamento de pessoal, através de uma nova instituição de ensino superior credenciada pelo MEC, para atender as demandas de empreendimentos públicos e privados em sua região de atuação, bem como realizar estudos e estímulo à iniciação científica.
No sentido de promover formação superior com elevado padrão de qualidade, o conselho diretor da mantenedora decidiu fundar e credenciar a Faculdade Sensu para a oferta de cursos superiores de graduação (Presencial e a Distancia), inicialmente a partir de três cursos superiores de tecnologia, em Logística, em Logística e em Segurança Pública, com um projeto pedagógico institucional voltado para as necessidades contemporâneas da região.
A Faculdade Sensu tem como principal objetivo contribuir de igual forma com o progresso do Estado, ao lançar, no mercado da região, profissionais graduados e pós-graduados nas diversas áreas do conhecimento. Desta forma, a Faculdade Sensu acredita que terá contribuído como eixo do desenvolvimento da região, quando, ao longo de sua atuação, promover discussões amplas, no intuito de produzir fermentadas reflexões na busca de melhores soluções para os problemas das diversas áreas da sociedade. O mercado explorado pela IES está situado na mesorregião do centro goiano, mais especificamente na região metropolitana de Goiânia, parte de uma região do Brasil em franco desenvolvimento.
Com os crescimentos demográfico, econômico e político do Estado de Goiás, acentuou-se também o surgimento de empresas e organismos que passaram a exigir mais e mais profissionais qualificados, fato que de forma bastante evidente justifica a criação e expansão da Faculdade Sensu.
{slider title=”Missão” class=”blue”}
A Faculdade Sensu tem por missão
“Promover um ensino que permita o desenvolvimento do indivíduo de modo integral, visando sua autonomia intelectual e a autorrealização, formando profissionais críticos e reflexivos com visão generalista e multidisciplinar, conscientes de seu papel social.”
A Faculdade Sensu – FAS é uma instituição de ensino superior compromissada com o aprimoramento contínuo de seus estudantes, professores e funcionários, proporcionando-lhes os meios para que realizem, em sua plenitude, as legítimas aspirações da pessoa humana, atuando em perfeita sintonia com a sociedade e, apoiada em valores éticos inalienáveis, buscando sempre a racionalização de recursos e a otimização de resultados.
{slider title=”Princípios” class=”blue”}
A Faculdade Sensu – FAS no desenvolvimento de suas funções e atividades pretende ser uma instituição:
- ética, consciente de sua responsabilidade social e compromissada com os valores de justiça, igualdade e fraternidade;
- atuante no resgate da cidadania, na formação do cidadão como ser ético e político, consciente de suas responsabilidades, de seus direitos e deveres, apto a intervir no processo de desenvolvimento socioeconômico da comunidade em que atua, com uma visão integradora de sociedade e do mundo;
- aglutinadora, aberta a todo o saber, crítica, criativa e competente, com vistas a contribuir para o desenvolvimento do Estado e da região em que está inserida;
- comprometida com resultados, onde o seu lucro será o elevado desempenho acadêmico-científico de sua comunidade; e
- aberta a parcerias e alianças com outras instituições, objetivando desenvolver programas de integração com vistas à formação e ao aperfeiçoamento dos valores humanos destinados à atuação na prática profissional.
{slider title=”Objetivos” class=”blue”}
Objetivo Geral
A Faculdade Sensu tem por objetivo geral a formação de profissionais, com sólida dotação geral e humana, atribuindo-lhes a capacidade de análise e articulação de conceitos e argumentos, de interpretação e valorização dos fenômenos humanos, aliados a uma postura reflexiva e visão crítica, colocando as instituições, a serviço, primeiro, do homem e, depois, da sociedade, buscando a emancipação pessoal e social num mundo em permanente transformação. Para tanto, a Faculdade Sensu pretende:
- capacitar profissionais, em cursos e programas de graduação e pós-graduação (Presencial e a Distancia), para a realização de atividades específicas;
- desenvolver programas de iniciação científica e de extensão e estimular a pesquisa; estimular a iniciação científica para produzir novos conhecimentos, em todas as áreas em que atuar;
- apoiar e estimular a produção intelectual e científica dos corpos docente e discente;
- manter intercâmbio com instituições congêneres; e
- oferecer serviços de qualidade, em todas as áreas em que atuar.
Objetivos Específicos
A Faculdade Sensu, como instituição de educação nacional, tem os seguintes objetivos, nas áreas dos cursos que ministra:
- estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
- formar profissionais nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores socioprodutivos e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;
- incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;
- promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;
- suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;
- estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;
- promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural, científica e tecnológica geradas na instituição;
- despertar a consciência crítica e criativa de sua comunidade acadêmica sobre democracia, ética, cidadania e equilíbrio ambiental; e contribuir para o desenvolvimento e a preservação da memória regional.
{slider title=”Estrutura Física” class=”blue”}
As salas de aulas e os laboratórios são os espaços onde o acadêmico desenvolve suas atividades ao longo do período letivo, por isso é essencial que ele os respeite e os conserve. Toda a Faculdade Sensu é devidamente sinalizado, incluindo sinalização para deficientes físicos, piso tátil, vagas exclusivas para portadores de necessidades especiais, placas em braile, elevadores e outros.
Os cursos dispõem de laboratórios específicos devidamente equipados para a realização de aulas práticas. Para um bom aproveitamento das aulas e diminuição de riscos de acidentes, os laboratórios possuem normas de segurança e funcionamento que deverão ser seguidas pelos estudantes, professores e demais funcionários. Em aulas de laboratório, poderá ocorrer a divisão de grupos/turmas de acordo com a necessidade de cada disciplina.
A Faculdade Sensu dispõe:
{slider title=”Infraestrutura em T.I” class=”blue”}
A Faculdade SENSU – FAS, integrando-se à modernidade e à rede da Internet, dispõe de grande acervo de informações úteis aos estudantes e à comunidade em geral, no site: www.faculdadesensu.com.br.
As informações sobre o Instituto, seus cursos, processo seletivo/vestibular, eventos e notícias estão atualizadas para atender o interessado do acadêmico, além de possibilitar a consulta às notas e faltas bimestrais e às médias e exames finais no Portal do estudante integralizado ao site institucional. A internet por rede wireless (sem fio) está disponível em toda as instalações da IES.
{slider title=”Ampliações e Melhorias” class=”blue”}
Faculdade SENSU – FAS, sempre investindo num processo de ensino e aprendizagem para seus estudantes, que os capacite como egressos para atenderem às necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade, contribuindo assim para evolução da região do sudoeste goiano e consequentemente do estado de Goiás.
A Faculdade SENSU, com o objetivo de expansão e evolução, está buscando a autorização para abertura de novos cursos. Atendendo a uma demanda regional, a instituição conta agora com os novos EaD aguardando portaria.
Pensando sempre nos estudantes e na melhor estrutura para reforçar e colaborar para um ensino de qualidade, foram investidos recursos para ampliação da biblioteca, sistemas de segurança e identificação de estudantes, otimização da estrutura para o atendimento, além disso, o investimento em novas carteiras e salas climatizadas tem sido um grande objetivo da instituição.
A Faculdade SENSU possui como propósito se tornar referência de ensino na região centro-oeste do país, contribuindo para a formação de cidadãos aptos para o ingresso no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo e exigente.
{slider title=”Ações Sociais” class=”blue”}
Como prática didático-pedagógica, a Faculdade SENSU – FAS realiza atividades interdisciplinares voltadas às questões sociais, envolvendo os acadêmicos e professores com a comunidade carente de Goiânia e região. A participação e o engajamento de Estudantes de graduação nas práticas voltadas às questões sociais contribuem para a formação de profissionais mais conscientes, atentos à responsabilidade social.
Um dos projetos é o trote solidário onde estudantes, calouros e veteranos, são incentivados ao voluntarismos participando de diversas ações solidarias como: doação de sangue, alimentos, ações sociais com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, dentre outras.
As ações sociais desenvolvidas pela Faculdade SENSU são as práticas constantes, voltadas a contribuir para o desenvolvimento social de toda a região e para a formação humanística de seus acadêmicos. O Núcleo de Responsabilidade Social da Instituição estabelece parcerias no sentido de promover ações sociais variadas priorizando as populações mais carentes.
{slider title=”Graduação Presencial e EaD” class=”blue”}
A graduação (Presencial e a distância) é o primeiro degrau para formação em nível superior, possibilitando ao estudante uma formação profissional. Os cursos superiores tradicionais possibilitam ao estudante uma ampla formação teórica e prática, por meio de currículos extensos e alinhados com as necessidades do mercado.
A metodologia é atual, respeita o ritmo próprio de cada estudante e desenvolve o espírito de equipe e a capacidade de liderança. Os cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo estimulam o engajamento na vida acadêmica e científica do estudante, permitindo o seu ingresso em programas de pós-graduação lato e stricto sensu (especialização, mestrado e doutorado), bem como, propiciam aos egressos grande leque de opções de trabalho.
A licenciatura é o título universitário necessário para o exercício da docência. Pode ter o mesmo programa curricular básico do bacharelado, acrescida das disciplinas didático-pedagógicas necessárias para o exercício do magistério, prioritariamente na Educação Básica.
Os cursos superiores de tecnologia são mais voltados para o mercado profissional e visam a uma formação rápida e eficiente. Os métodos de ensino privilegiam a prática, a aquisição de capacidade técnica e o domínio dos modos de atuação exigidos pelo mercado. O estudante é rapidamente habilitado ao desempenho das funções exigidas na sua área de escolha, o que aumenta consideravelmente sua competitividade. Dessa forma, os cursos superiores de tecnologia possibilitam ao estudante uma formação sólida em dois ou três anos, com diploma de graduação em nível superior, além de uma rápida inserção no mercado de trabalho ou um redirecionamento profissional para aqueles que já são graduados, possibilitando ainda, o ingresso em programas de pós-graduação lato e stricto sensu.
{slider title=”Coordenação de Cursos” class=”blue”}
A Coordenação é o elo entre o estudante, a Faculdade e os Professores, ajustando, facilitando e administrando todos os procedimentos técnicos e administrativos para o pleno funcionamento do curso. O Coordenador está preparado para acompanhar, com todo empenho e interesse, a vida acadêmica dos estudantes, os problemas do corpo docente e os planos de ensino, objetivando, dessa forma, os melhores resultados no processo ensino-aprendizagem.
A coordenação terá horários estabelecidos para atendimento aos acadêmicos afixados no início de cada semestre nas salas de coordenação. Todo e qualquer assunto relativo ao curso deverá ser levado à respectiva coordenação de Curso.
{slider title=”Sobre os Discentes” class=”blue”}
Direitos do Estudante
- Receber o ensino referente ao curso em que se matriculou;
- Pleitear aproveitamento de estudos de disciplinas já cursadas;
- Propor a realização de atividades ligadas aos interesses da vida acadêmica;
- Requerer transferência, trancamento e cancelamento de matrícula.
Deveres do Estudante
- Acompanhar, com assiduidade e aproveitamento, as aulas e demais atividades do curso em que estiver matriculado;
- Apresentar-se pontualmente para as atividades escolares;
- Cumprir fielmente os horários e os prazos determinados em suas atividades acadêmicas;
- Abster-se de toda manifestação, propaganda ou prática que importe em desrespeito à lei, às instituições, às autoridades; ao Estatuto e ao Regimento da Instituição;
- Manter conduta condizente com o padrão moral e cultural necessário ao universitário;
- Honrar os compromissos financeiros assumidos com a instituição.
- Se responsabilizar pela obtenção de insumos e materiais para práticas acadêmicas;
- Estar ciente e se responsabilizar pelo uso obrigatório de equipamentos de proteção, bem como da aquisição e da responsabilidade quanto ao uso dos mesmos nos laboratórios e outras dependências da IES, bem como locais externos de realização de estágios e aulas práticas;
Representação dos Estudantes
Cada Turma indicará até dois Estudantes (um representante de classe e um suplente) para representá-la junto à Coordenação e à Direção Geral da Faculdade SENSU, em todo e qualquer assunto que vise o interesse do grupo e/ou a melhoria do curso. O representante de classe deve ser porta-voz das dificuldades e solicitações coletivas dos colegas. A Coordenação atende, também, às necessidades individuais dos Estudantes. O exercício dessa representação não exime o ESTUDANTE de seus deveres escolares.
{slider title=”Regimento Disciplinar” class=”blue”}
O ato de matrícula e de investidura em cargo ou função docente, técnica e administrativa significa compromisso formal de respeito ético e dignidade acadêmica, bem como de cumprimento da legislação em vigor, do Estatuto, do Regimento Geral e das demais normas baixadas pelos órgãos competentes, sendo considerada infração disciplinar o desatendimento ou transgressão destas normas.
O Capitulo III do Título VI, do Regimento Interno da Faculdade SENSU, dispõe sobre o Regime Disciplina do ESTUDANTE:
Art. 74. Constitui infração disciplinar toda ação ou omissão do ESTUDANTE que possa comprometer a dignidade e o decoro da atividade institucional, ferir a disciplina e a hierarquia, prejudicar a eficiência das atividades ou causar prejuízo de qualquer natureza à IES, tais como:
I – É expressamente proibido o consumo de qualquer tipo de alimento nos espaços pedagógicos;
II – É expressamente proibido o uso de celulares, eletrônicos (mp3, mp4, Tablets e similares) em sala de aula; ao entrar em sala de aula, o ESTUDANTE deverá desligar seu celular ou colocá-lo no modo silencioso; quando o ESTUDANTE necessitar fazer uso do aparelho celular, deverá se retirar da sala de aula;
III – É expressamente proibido qualquer tipo de comércio em sala de aula, como produtos de catálogos e rifas, etc;
IV – É expressamente proibida toda e qualquer comemoração festiva (aniversários, chás de bebê, chás de panela, despedida de turma, etc), em sala de aula, sob pena de sanção disciplinar ao professor e estudantes.
Art. 75. O não cumprimento da legislação pertinente e das normas institucionais implica, ao corpo discente, a aplicação das seguintes sanções disciplinares;
I – Advertência;
II – Suspensão;
III – Desligamento.
- 1º- Na aplicação das penas disciplinares são consideradas a natureza e a gravidade da infração e danos que dela provierem para IES.
- 2º A pena de advertência é aplicável por escrito ao membro do corpo discente que cometer falta disciplinar de menor gravidade.
- 3º A suspensão é uma pena para falta mais grave e é aplicada em caso de reincidência das faltas puníveis com advertência e/ ou por violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a pena de desligamento, não podendo exceder trinta (30) dias.
- 4º A pena de desligamento é a sanção máxima, a ser aplicada aos membros do corpo discente, privativamente pelo Diretor e/ ou Direção Acadêmica, após processo legal.
Art. 76. A aplicação das penas de suspensão e desligamento devem ser precedidas de sindicância administrativa, disciplinar, assegurado o direito do contraditório e da ampla defesa.
- 1º Cabe ao Diretor e/ou Direção Acadêmica, determinar a instauração de sindicância administrativa e constituir Comissão formada por, no mínimo, três professores por ele (s) designado (s).
- 2º A sindicância administrativa deverá ser concluída no prazo máximo de sessenta (60) dias, contados a partir de sua instalação, assegurando-se ao sindicado, o prazo de dez (10) dias para defesa e de cinco (05) dias para apresentação de recurso, a partir de sua ciência.
Art. 77. As penas disciplinares são aplicadas na forma seguinte:
I – Advertência: por desrespeito às pessoas e por descumprimento dos deveres previstos neste Regimento;
II – Suspensão: na reincidência das infrações previstas no inciso I deste artigo, por ofensa ou agressão a quaisquer membros da IES e por atos de improbidade na execução dos trabalhos acadêmicos;
III – Desligamento: por atos graves contra o patrimônio moral, científico, cultural e material ou a qualquer dos membros do IES.
Art. 78. A instauração de sindicância e a aplicação das respectivas sanções disciplinares são da competência:
I – Pelo Diretor Acadêmico e Coordenador ao qual se vincula o curso/programa em que o ESTUDANTE está matriculado, quando se tratar de advertência;
II – Pelo Diretor Acadêmico, quando se tratar de suspensão e desligamento.
Parágrafo único. A aplicação das sanções de suspensão e de desligamento só se efetiva a partir do momento em que são julgados os recursos que, porventura, são interpostos.
Art. 79. No processo de aplicação das penas previstas neste capítulo, devem ser tomadas providências acauteladoras de respeito à dignidade da pessoa, no que se refere à publicidade do ato disciplinar.
Art. 80. As penas de advertência e de suspensão têm seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos, respectivamente, se o ESTUDANTE não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.
Art. 81. As penalidades aplicadas são registradas no dossiê do ESTUDANTE e no sistema de controle acadêmico, cuja eficácia perdura pelo tempo determinado no respectivo ato disciplinar.
{slider title=”Sobre o Plano de Ensino” class=”blue”}
Os professores devem apresentar o plano de ensino no Encontro de Planejamento Pedagógico previsto no Calendário Acadêmico e nas primeiras semanas de aula aos acadêmicos de suas respectivas turmas
{slider title=”Palestras e Visitas Técnicas” class=”blue”}
Poderão ocorrer visitas técnicas aos laboratórios, desde que solicitadas, mediante ofício, ao professor responsável pelo laboratório e cumpridas as normas específicas de funcionamento e segurança de cada laboratório.
O professor que tiver interesse em convidar profissionais para proferir palestras em suas aulas ou promover atividade extraclasse, que não constem do programa do curso, deverá apresentar proposta, por escrito, à Coordenação do Curso, com antecedência mínima de 20 (vinte) dias, para que, depois de aprovada, possam ser adotadas as providências necessárias.
{slider title=”Serviço de Apoio Pedagógico” class=”blue”}
A solicitação de quaisquer equipamentos de apoio pedagógico (equipamento de som, recursos audiovisuais entre outros) deverá ser agendada, junto à Secretaria da Coordenação de Cursos, com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas. O agendamento de equipamentos obedecerá, rigorosamente, à ordem de precedência das reservas, além de estar condicionado à disponibilidade dos mesmos.
{slider title=”Secretaria Acadêmica” class=”blue”}
A Secretaria Acadêmica está à disposição para o atendimento aos Estudantes que tiverem dúvidas quanto às notas, faltas, controles de frequência e sempre que necessitarem de atestados, históricos escolares, declarações e demais documentos referentes a situação de escolaridade e/ou graduação.
{/sliders}
Tag:estudante, Faculdade Sensu, guia